Por Sandra Mezzalira Gomes
O documentário "Casa das Minas - os voduns reais de São Luís", de Edith Leimgruber, Hili Leimgruber e Jens Woernle foi lançado no dia 15 de dezembro, uma quarta-feira, no Cine Praia Grande, em São Luis do Maranhão.
A Casa das Minas é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 2002, através do processo nº1464.
Considerado um dos mais antigos terreiros do Brasil e um local misterioso ao qual poucos teriam acesso, foi fundado em 1840 pela maranhense Maria Jesuína, consagrada ao vodun Zomadonu, o dono da Casa.
No documentário de 85 minutos, há participação de Dona Deni Jardim, Dona Celeste Santos, Dona Maria Severina dos Santos, Eusébio Pinto, Prof. Sérgio Ferreti, entre outros.
De forma poética e informativa, os produtores suíços retrataram os rituais e mistérios do local também baseados no trabalho do alemão Hubert Fichte (1935–1986). Ele escreveu sua impressões sobre o local, o qual frequentou há decadas.
Além disso, os produtores do documentário fizeram um intenso trabalho de pesquisa, inclusive visitando a cidade e o templo por diversas vezes.
Tive o prazer de participar da produção gravando a voz da narradora quando Jens Woernle esteve então em Berlim e aprender um pouco mais sobre esta fascinante prática religiosa que tem origens africanas. O filme deverá participar de festivais para, posteriormente, ser lançado em DVD.
A Fundação Municipal de Cultura (Func), da prefeitura de São Luis, apoiou o evento que teve grande repercussão na mídia local. Alguns links para saber mais sobre o assunto a seguir:
http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=67036
No comments:
Post a Comment