A Internacional Travel Bourse (ITB), uma das maiores feiras mundiais de Turismo, tem início hoje em Berlim e segue até o domingo com a participação de 180 países, representados por cerca de onze mil expositores, espalhados nos 160 mil metros quadrados dos 26 pavilhões da ICC.
Os primeiros dias do evento são dedicados aos interessados e especialistas do setor. Para o público em geral, o sábado e domingo prometem atrações especiais.
O parceiro oficial, a Índia, apresenta não apenas suas belezas e costumes mas também a culinária e cultura, prometendo highligths com shows e performances.
As viagens para a lua (foram convidados astronautas de renome para o fim de semana) e os passeios “ecologicamente corretos” serão outros destaques desta edição da ITB que, segundo seus organizadores, deve superar a marca do ano passado, quando recebeu mais de 68 mil visitantes.
Participação brasileira
O Brasil ocupa, de acordo com a assessoria de imprensa da ITB, mais de cem metros quadrados estes ano, com aproximadamente 40 agências e operadoras de turismo. No estande há possibilidade de coletar o material informativo e conhecer a Marca Brasil, parte do “Plano Aquarela”* para divulgar o país e fomentar o turismo.
Durante a ITB será discutida ainda a possibilidade de o Brasil ser o tema da “Barcelona Meeting Point”, em novembro. Além de participar da feira, o país tropical veio para patrocinar como parceiro oficial o Fórum Internacional de Investimentos em Hotelaria (IHIF), que antecedeu a ITB e reuniu os principais executivos do setor hoteleiro com objetivo expandir e desenvolver novos negócios.
São 139 novos empreendimentos sendo desenvolvidos até 2009 no Brasil, totalizando cerca de R$, 3,6 bilhões em investimentos, a maior parte oriunda de Portugal e Espanha, segundo fontes da Embratur, o Instituto Brasileiro de Turismo que promove o país e organiza a exposição verde-amarela.
*Projeto Aquarela de Marketing Turístico Internacional do Brasil começou a ser estruturado com base em pesquisas e entrevistas feitas com estrangeiros que visitaram o país, com os operadores internacionais e com turistas em potencial.
O resultado analisado resultou em um diagnóstico e estratégias de marketing que até então eram feitas por iniciativas isoladas.
O Projeto Aquarela teve um custo de R$ 4 milhões.
Divulgar a Marca Brasil é uma das principais missões. No ano passado, durante a Copa do Mundo na Alemanha, cartazes com fotos das belezas naturais e da culinária brasileira foram espalhados em pontos estratégicos de algumas cidades, como em Berlim e Frankfurt
Informações sobre o Brasil em diversas línguas no link a seguir da Embratur.
http://www.braziltour.com/site/ge/home/index.php (alemão)
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