Quatro filmes brasileiros integram a programação da 57° Berlinale, que teve início este dia 8 e segue até 18 de fevereiro exibindo 373 filmes de diversos países.
Entre os maiores da Europa (e o maior em público do mundo, ano passado teve 186 mil ingressos vendidos e quase quatro mil jornalistas credenciados), terá a participação de quatro filmes (dois longas) brasileiros, um deles concorrendo ao Urso de Ouro ou Prata, a co-produção com a Argentina, O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger.
Antônia, de Tata Amaral, abre o "Generation 14plus".
Participam ainda da mostra A Casa de Alice, de Chico Teixeira (Panorama) e Deserto Feliz, de Paulo Caldas (Panorama Especial).
Entendendo o Festival
Criado ainda na década de 50, a Berlinale mostra filmes de vários formatos, gêneros, tamanhos e produções.
Dividido em seis "categorias", há a grande competição entre 26 filmes pelo "Urso de Ouro" no chamado Wettbewerb, ou seja, os filmes do grande cinema internacional.
A Geração (Generation) visa o público jovem assim como o Fórum Internacional do Filme Jovem e Perspectivas do Cinema Alemão (das Internationale Forum des Jungen Films und die Perspektive Deutsches Kino).
Já a sessão Panorama (das Panorama), na qual estão dois brasileiros, atende ao cinema independente.
Homenagens e retrospectiva (Hommage/die Retrospektive) do cinema também fazem parte do programa.
Além das festas e do tapete vermelho, claro.
O Brasil conquistou alguns prêmios na história do Festival como o Urso de Prata para Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor, o primeiro em 1973; do Urso de Prata (1990) para o curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado; Fernanda Montenegro levou o Urso de Prata em 98 para melhor atriz e, finalmente, um Urso de Ouro para Central do Brasil, de Walter Salles Jr.
No "Talent Campus", no ano passado, a brasileira Ana Azevedo ganhou o prêmio em dinheiro pelo curta que fez com o jogador Marcelinho Paraiba.
Os Urso de Ouro e de Prata são dado para os melhores filmes e para os melhores curtas. O "Urso de Vidro" pertence ao item Geração assim como o Festival premia ainda, desde o ano passado, com 50 mil euros em dinheiro, os melhores do Panorama, Forum e Geração Plus, assim como as melhores estréias para aqueles que "debutam" seu trabalho na Berlinale.
Também recebem Ursos de Ouros profissionais da área que são homenageados no festival.
Saturday, February 10, 2007
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment