O caso da advogada brasileira Paula Oliveira está virando uma "novela" que infelizmente envolve duas nações. (leia posts anteriores)
De um lado, a história de Paula comoveu o Brasil que acreditou no fato da garota ter sido vítima de neonazistas. Agora as autoridades suíças apontam diversas falhas no depoimento da advogada que levam a crer numa possível auto-flagelação.
Particularmente, seja qual for a verdade, é triste. Se ela inventou a história, não apenas envergonhará os brasileiros como ainda, dificultará o futuro de reais vítimas de racismo. Se ela não inventou a história e é realmente vítima, deve estar sofrendo muito com as especulações, a perda dos filhos e os ferimentos.
Tanto a mídia suíça quanto a brasileira publicaram ontem que a brasileira não estaria grávida (de acordo com a polícia suíça) e ainda estaria sendo investigado se os ferimentos foram provocados por ela ou não.
Nos fóruns da internet a discussão está "bombando". Alguns defendem a brasileira, outros a atacam. O mesmo ocorre com a polícia da Suiça. Os argumentos de ambos os lados são plausíveis.
Seria talvez o caso de chamar especialistas "neutros" para dar um diagnóstico final sobre a gravidez e os ferimentos, e ainda, para analisarem o estado mental de Paula. Assim os resultados seriam também acima de qualquer suspeita.
De qualquer forma, o caso gerou a discussão sobre racismo, integração, intolerância, responsabilidade da mídia, entre outros temas levantandos com a história.
Agora é aguardar o final das investigações e torcer para que o culpado seja devidamente punido.
Alguns novos links sobre as últimas investigações:
em português
http://www.estadao.com.br/internacional/not_int323297,0.htm
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1001874-5602,00-AMIGOS+DE+BRASILEIRA+FERIDA+NA+SUICA+NAO+ACREDITAM+EM+TESE+DA+POLICIA.html
http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/02/13/ult1859u675.jhtm
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1001009-5602,00.html
em alemão
http://www.tagesanzeiger.ch/panorama/vermischtes/Rechtsmediziner-Brasilianerin-hat-sich-selbst-verletzt-war-nicht-schwanger/story/28202417
http://www.nzz.ch/nachrichten/zuerich/brasilien_ist_schockiert_ueber_die_zuercher_ermittlungen_1.1994667.html
http://www.derbund.ch/panorama/vermischtes/story/23693349
http://www.nzz.ch/nachrichten/zuerich/betroffene_koennen_spannung_nicht_abfuehren_1.1995985.html
Saturday, February 14, 2009
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment