Wednesday, August 06, 2008

Alex Flemming homenageia Galileo Galilei



O artista plástico Alex Flemming homenageia Galileo Galilei com sua nova exposição "Uniplanetarisches System - In Memoriam Galileo Galilei", de 4 a 26 de agosto na "St. Johannes Evangelist Kirche".





Os 53 globos das mais diversas formas, tamanhos, brilhos e cores, um mais antigos, outros modernos, giram sintonizadamente em igualmente variados aparelhos de "LP", também conhecidos como "toca-discos".








Espalhados no chão, na metade do salão principal da antiga igreja, transmitem um "caos organizado", sistemas virando em torno de um sistema. "Assim somos nós, giramos em torno de nós mesmo mas pertencemos todos ao mesmo sistema", observa Flemming, nascido em SP em 54 mas há anos em Berlim.






Na vernissage do último domingo, amigos, conhecidos, personalidades, imprensa e mesmo curiosos atraídos pelo anúncio da mostra na porta da Igreja, prestigiaram mais uma das diversas exposições que o artista já fez mundo afora desde o início da sua carreira, ainda na década de 70, no Brasil.





Com a curadoria de Tereza de Arruda, a exposição está aberta das 15 às 20 horas e a entrada é gratuita. A St. Johannes Evangelist Kirche fica na Augustrstrasse, 90, 10117, Berlin.




Tereza lembra, no texto de apresentação da mostra distribuído a imprensa, que a instalação seria uma poética e "maluca" metáfora do Sistema Solar.





O inventor do telescópio entre outras contribuições à humanidade foi contra a igreja católica e a matemática e teve a pergunta feita pelo tribunal da época: "Quem se movimenta é o sol ou a terra?".

De certa forma, Flemming sugere com seu trabalho uma nova resposta a proposta de universo de Galileo.

No comments: