Friday, October 22, 2010

Festival of lights: Berlim com outros olhos até dia 24 de outubro

Share


Por Sandra Mezzalira Gomes

Os mais desavisados que circulam após o pôr do sol no outono berlinense desde o dia 14 de outubro podem estranhar a quantidade de pessoas que saem à noite munidas de câmeras e tripés nas ruas da capital da Alemanha. E estranharão mais ainda se forem observar alguns pontos turísticos já que estes, em vez da tradicional iluminação, aparecem coloridos e alguns, até com mensagens em inglês e alemão.

Este é o sexto “Festival of Lights” da cidade, promovido pela agência “Zander & Partner“ que conta com apoio e patrocínio de dezenas de parceiros para a realização do mesmo. Com o lema “ver Berlim com outros olhos”, o evento encerra dia 24 de outubro e é responsável por iluminar as fachadas de mais de sessenta prédios e pontos turísticos da capital.

Os efeitos visuais são diferenciados de acordo com o local. Assim é possível ver o Portão de Brandemburgo não apenas mudando de cor mas ainda, trazendo mensagens sobre a história da cidade, sobre a Ciência e Pesquisa e ainda, frases da campanha municipal “Sei Berlin” (seja Berlim).

Na Potsdamer Platz, escolhida este ano para ser o “centro” do festival, exibe 15 prédios e esculturas com diferentes efeitos visuais. As manifestações artísticas desta edição contém ainda novidades como apresentações em 3D e as “mostras temáticas”, transformando então a avenida Unter den Linden em um “Indian Summer Alle” ou adicionar a famosa praça da Gendamenmarkt, considerada uma das mais bonitas da Europa, um “clima mediterrâneo”.

Eventos relacionados ao Festival estão programados como passeios especiais, tours feitos pela água, ar ou mesmo por um ônibus com rota específica programada, bares e estabelecimentos gastronômicos que oferecem, além dos comes e bebes, iluminação de acordo com o Festival e até quem não pode ver, ou seja, os deficientes visuais, serão agraciados com uma tarde especial na qual poderão passear por Berlim enquanto ouvirão relatos de como estão os prédios com os efeitos especiais.

No material de divulgação os organizadores afirmam que o evento é uma das principais atrações de Berlim para turistas. Se em seis anos o sucesso já é tão grande diante da grande concorrência que há na cidade é questionável. Mas fato é que nenhum evento motiva tantas pessoas, turistas e moradores, a saírem numa noite fria de outono munidos de câmeras e tripés.
Mais informações sobre o festival no www.festivaloflights.de.

No comments: