Thursday, September 10, 2015

O "refugiado" na Alexanderplatz..

Hoje vi um homem na Alexanderplatz, abordando várias pessoas, todas apressadas como é na nossa rotina, infelizmente.... eu mesma não entendi o que ele queria, um homem meio assustado, fácil de ser confundido com um pedinte, maluco, bêbado e todos os tristes destinos que vivemos no dia a dia de uma metrópole.... 

por sorte, meu fone de ouvido só estava em um deles e, eu também, na "minha correria pessoal", ainda consegui ouvir que o homem repetia "Kottbusser Tor".... 

as pessoas que passavam por ele sorriam, acenavam não com a cabeca e seguiam seu caminho....como eu, até este momento, não ouviam e nem prestavam realmente atenção naquele homem.... 

olhei no display da estação e vi que meu trem viria em três minutos.... voltei e olhei pra ele novamente, que agora me parecia nítidamente um refugiado recém chegado e perdido, e ele repetiu, como uma criança que está aprendendo a falar "Kottbusser Tor??" 

sim, ele queria saber o caminho pra esta estação de metrô..... mostrei a placa direcionando pra linha U8 ,que ele então deveria pegar, e disse, em inglês, tudo que podia, siga em frente, vire à esquerda, pegue sentido Hermannplatz.... 

ele, com umas moedas na mão, continuava parecendo um garoto de cinco anos e com olhos meio agoniados falava então "tickets?, tickets?" (pra quem não sabe, aqui não há catracas, há máquinas pra comprar os diferentes tíquetes com diferentes tarifas e que devem ser estampados com a data em outras maquininhas.... tudo na confiança... mas se vc não tiver tíquete e o controle vier, tem multa...) ...

eu, ainda na minha pressa mas tentando ajudar, apontei pra frente e falei: lá pra frente têm máquinas também....nem pensei em como é, na verdade, lidar com estas máquinas quando vc não as conhece....  

corri pro meu trem na "adrenalina diária" e ainda consegui pegá-lo... sentada então no trem, imediatamente tive vontade de voltar pra Alexanderplatz, correr atrás daquele homem e mudar toda esta história!!! :( 

Demorou pra cair a ficha que o homem era sim, provavelmente, um dos centenas dos refugiados que mal acabou de chegar e está totalmente sobrecarregado com tudo que há de novo por aqui.... 

vim me remoendo de remorso por não ter mudado meu caminho e pegado a linha U8, pra mim, quase a mesma coisa, ainda poderia ter levado ele de graça até o Kottbusser Tor já que sou assinante do sistema de transportes e posso levar pessoas a partir das 20 horas ou no fim de semana.....:(

por ter sido tao egoísta e no fundo, numa pressa desnecessária, ter deixado de ajudar alguém quando poderia... 

não sei se era realmente um refugiado, mas enfim, era uma pessoa perdida e que estava tentando fazer tudo certo, e eu posso ter ajudado um pouco, mas não foi nada perante ao que poderia ter feito.... :( 

nunca vou esquecer uma senhora, na minha primeira semana de Alemanha, quando eu estava assustada como uma garota de cinco anos, e nao entendia nada da língua, que me pegou na mão, desviou seu caminho e me levou até o ponto de onibus certo....

serei eternamente grata por este gesto dela....  e nunca vou esquecer este homem que eu poderia ter ajudado muito mais se tivesse reagido mais rapidamente... ... :/ :(

espero que ele tenha encontrado mais pessoas que o tenham auxiliado a chegar em Kottbusser Tor.... 

sei que agora, temos de olhar pra frente e aprender com erros....

mas vou torcer pra que eu consiga continuar evoluindo em todos os aspectos a cada dia, inclusive em prestar um pouco mais de atenção no próximo e no que realmente é importante e urgente nesta vida, lembrando, como dizia a bela cancao, "não se afobe não, que nada é pra já".... 

e ainda de lembrar que, normalmente, o próximo trem, pelo menos aqui em Berlim, vem em uns cinco minutos!!!!! .... ;)

No comments: