Friday, October 20, 2006

Seminário Florestas Brasileiras - infos


































Informações e citações interessantes

- 1,7 bilhão de pessoas no mundo não tem água de qualidade para beber

- Desde os anos 90 as catástrofes naturais aumentaram em 160%

- 24 mil pessoas morrem de fome por dia no mundo

- dos 6,1 bilhões de habitantes da Terra, 1,3 bilhão ganha um dólar por dia

-Resta apenas cerca de 7% da Mata Atlântica, que originalmente ocupava 17 estados brasileiros. A maioria dela foi devastada nos últimos cem anos.

-Gilberto Freyre foi preso na década de 30 por ter se colocado contra atividades nazistas

-O maior fluxo de água doce do mundo está no Brasil

-O Brasil utiliza apenas 26% do seu potencial elétrico

-O Sobradinho é o maior lago artificial do mundo

-A Constituição Brasileira é uma das poucas do mundo que tem um capítulo exclusivo para o meio ambiente. Ter o mesmo ecológicamente equilibrado é inclusive direito do cidadão.

-Com 250 mil kilômetros quadrados, o Pantanal do Mato Grosso é a maior área alagável do mundo.

-A caatinga está presente em todos os estados da região nordeste e no norte do estado de Minas Gerais, estendendo-se pela região de clima semi-árido numa área de 700 mil kilômetros quadrados. Na região, há 40 espécies de lagartos e plantas que armazenam água para suportar os períodos de seca.

Sobre o Amazonas

-A Amazônia tem 7 milhões de quilômetros quadrados espalhados por nove países da America latina. O maior bioma do planeta.

-Uma das populações mais isoladas do mundo, algumas comunidades só são alcançadas após dias de barco. Há cerca de 20 grupos indígenas que jamais foram formalmente contactados (foram apenas avistados por via aérea e embarcações)

-Grande parte das casas da região, apesar de serem construídas às margens do rio, não possuem nem água potável nem banheiro. O Amazonas concentra ainda 16% da água doce do planeta.

-Criado há alguns anos, o "Barco Zona Franca Verde" é uma enorme embarcação que leva serviços aos cidadãos do Amazonas como, por exemplo, documentos.

Segundo o secretário Viana, muitas pessoas não tem sequer certidão de nascimento. Ele relatou a história de uma senhora com mais de 70 anos que, ao receber o papel provando que um dia havia nascido, decidiu oficializar também seu casamento.

Ao lado de sua filha, sua neta e outras mulheres, a cerimônia reuniu ainda mais 105 casais na cidade Anamã.





Google












No comments: