Friday, November 10, 2006

Caso de brasileira acusada de furto na Alemanha gera solidariedade e fomenta debate em comunidade do Orkut

Por SANDRA MEZZALIRA GOMES*

(texto publicado hoje na coluna on line da Brazine )

Em quatro dias, pelo menos 105 scraps*. Este era o resultado neste domingo à tarde na Comunidade do Orkut "Brasileiros na Alemanha".

Tudo começou com um pedido de ajuda de uma brasileira, uma dos mais de dez mil membros que estão na comunidade, postado na quarta-feira, no qual relatava estar sendo vítima de um complô da família do seu provável futuro marido alemão.

Os seis filhos do mesmo seriam contra o casamento e teriam aproveitado o aniversário do pai para simular o sumiço de uma carteira e, no dia seguinte, acusarem a brasileira em questão.

A história "deu pano pra manga" no Orkut.

Mostrando solidariedade, muitos deram dicas e nomes de advogados para a "acusada". Outros criticaram os serviços públicos e de entidades, já que a brasileira teria tentado ajuda e não teria obtido resposta, tendo de então, recorrer ao Orkut.

Teve até quem duvidou da veracidade da história e aqueles que aproveitaram para relatarem experiências parecidas e criticar os alemães, ou mesmo garantir o contrário contando boas histórias, provando que não se pode generalizar e que caráter não está necessariamente vinculado à nacionalidade.

Em quatro dias, a história teria um desfecho triste, a brasileira acabou indo embora, frustrada com sua experiência por aqui.

Se verídica ou não, importante do caso foi justamente mostrar que, quando o povo quer, sabe se mobilizar sim.

Surgiu até comentários de se fundar uma ONG e um abaixo-assinado pedindo melhoras dos serviços públicos.

Qualquer resultado que gere frutos é positivo. Fundamental é o cidadão realmente lembrar que tem deveres e direitos. E lutar por eles.

Para acompanhar a história, a discussão ou mesmo participar do fórum, o link da comunidade é http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=
61684&tid=2497520390258678001&start=1

*scrap é o nome dado para as mensagens que são postadas no orkut.






Google












No comments: