Tuesday, March 01, 2011

José Padilha traz Tropa de Elite 2 para 61 Berlinale



Pelo terceiro ano quase consecutivo, o diretor de cinema José Padilha marcou presença no Festival Internacional de cinema de Berlim, a Berlinale.

No dia 11 de fevereiro ele esteve presente ao lado dos atores Wagner Moura e Maria Ribeiro na estreia do filme Tropa de Elite 2, na mostra “Panorama”.

José Padilha foi mais uma vez aplaudido pelo público que lotou o Friedrichstadt Palast, uma das maiores casas de shows da Europa. Ele, que já ganhou o prêmio máximo do Festival, o Urso de Ouro em 2008 com Tropa de Elite 1, marcou presença no evento em 2010 com Guarapa, também na mostra Panorama. Desta vez, veio com Tropa de Elite 2.

É inevitável observar o aumento das produções cinematográficas no Brasil nos últimos dez anos. Quando Fernanda Montenegro ganhou o Urso de Ouro em 1998 na Berlinale, pouco se sabia sobre o cinema nacional. Nos últimos anos, o Festival conta com cineastas brasileiros em quase todas as seções do evento: curtas, documentários, longas, com os mais diversificados temas e levando vários prêmios.

Em 2011 houve ainda participação brasileira no “Forum”, com o filme de Tiago Mata Machado, “Os Residentes” e em curtas, no Generation, com o “Ensolarado”, de Ricardo Targino.

Fotos: João Paglione


Share

No comments: