Tuesday, July 26, 2011

Link Europa: Muitas perguntas, poucas certezas

Share



Muitas perguntas, poucas certezas

Por Sandra Mezzalira Gomes

Por que e como os países se endividam? Por que não se deixa, então, eles falirem ou se perdoa a dívida? Por que não economizamos mais? Por que estamos em crise econômica? O euro vai conseguir resistir e manter seu valor? Seria melhor voltar ao tempo em que cada país tinha a sua moeda?

Várias perguntas pairam no ar, especialmente após o anúncio de que agora, a Itália precisa de ajuda. Após Portugal, Irlanda e Grécia, que foram devidamente socorridos mas nem por isso sairam completamente de suas crises internas, é a vez dos italianos gritarem por auxilio. Especialistas temem que, em breve, Espanha também poderia apelar para a União Européia.

Durante toda esta semana, análises e debates estamparam jornais, tematizaram programas de discussão e até entre leigos virou assunto. “Por mim, voltava-se ao tempo do marco alemão”, defende o berlinense André Schäfer. Ele acredita que apenas numa sociedade mais regionalizada, consegue se atender direito às necessidades de seus membros. “Sou contra a unificação”.

Poucos são tão radicais como André, mas a maioria concorda que é necessário rever todo o processo para que a comunidade se fortaleça. De acordo com uma pesquisa divulgada na última sexta-feira, 86 % dos alemães temem pelo futuro do euro.

Ricos têm de ajudar os pobres. Assim defende Sofia Campos, portuguesa, ao ser indagada sobre a crise européia. “O problema é que, muitas vezes, o dinheiro enviado para tirar os países das dificuldades acaba ficando nas mãos de corruptos”, admite.

Além da corrupção, a Grécia, por exemplo, não divulgou seus números corretamente, causando agora um clima de desconfiança entre a CE, mais complicado do que a crise em si.O momento é tenso. Mesmo entre especialistas há falta de consenso para soluções. Os problemas que afetam ainda a economia americana, refletem igualmente no mercado europeu.

Por outro lado, países como França e Alemanha continuam ganhando com os juros dos empréstimos e mesmo o câmbio baixo é uma vantagem para os exportadores, como Alemanha.

O princípio do Euro é que todos tem uma única moeda, mas cada país seja responsável por suas finanças. Alguns deles falharam nesta tarefa. Mesmo com todos os “poréns”, não se cogita ainda uma dissolução da Comunidade Européia, ao contrário, fala-se de mais discussões em conjunto para se encontrar soluções efetivas e claras para sair da crise. Mas sabe-se que não será um processo rápido. Ao contrário, precisará de tempo, vontade política e várias reformas.

Balanço positivo da Copa Feminina de Futebol

Hoje o Japão enfrenta os Estados Unidos na final da Copa Feminina de Futebol, em Frankfurt. O evento se encerra com “balanço positivo”. Em termos técnicos, apesar de muitos erros de passes, os jogos foram atraentes e disputados.

A torcida se interessou mais do que nas edições anteriores e várias partidas ocorreram com estádio lotado. A gastronomia e a propaganda também lucrou com a presença de fãs e venda de produtos. As jogadoras ficaram mais conhecidas e influentes, produzindo blogs, sendo entrevistadas com frequência e assediadas pelos torcedores.


Alguns pontos negativos, no entanto, ainda precisam ser repensados para progredir. Ao lado dos passes errados, a arbitragem foi alvo de várias críticas, principalmente pelo excesso de escolhas equivocadas. Se alguns anos atrás, as mulheres defendiam ter um futebol “limpo”, a violência por um lado e simulação de contusões para cavar faltas, mostram que não há mais muita diferença em relação ao masculino.

Foi dito que as mulheres são cerca de 20% mais lentas que os homens, mas nem por isso deixam de desenvolver partidas interessantes, jogadas extraordinárias ou chutarem “golaços”. Falta agora também receberem um salário digno como o dos homens. O que, infelizmente, deve demorar alguns anos ainda para acontecer.

No comments: