Tuesday, February 06, 2007

Mineiro já é ídolo do Hertha














































































































A manhã gelada desta terça-feira não desanimou os cerca de 100 torcedores do Hertha BSC que conferiram o treino no campo do clube, próximo ao Estádio Olímpico.

E detalhe, a maioria em pé já que os poucos bancos disponíveis para a torcida foram rapidamente ocupados às 10 da manhã, quando a entrada do público foi liberada.

Mineiro se destacava não apenas pela ginga mas ainda por sua estatura, afinal, ele mede 1,70, pouco para o padrão germânico.

Mas o gaúcho de 31 anos já mostrou que tamanho não é documento e chegou marcando presença na "terra dos gigantes", marcando o gol da vitória do Hertha contra o Hamburgo (2x1) no último sábado, levando a torcida ao delírio e transformando-o rapidamente num dos favoritos do clube.

Se os "flashes" não paravam durante a uma hora e meia de treino, os fãs demonstraram, principalmente na saída, que Mineiro já "está no coração": ele foi cercado pelos torcedores e distribuiu vários autógrafos em bolas, papéis, album do Hertha, camisetas, pousando também para várias fotos.

Reservado, sem muitos sorrisos mas simpático com seu jeito tímido, Mineiro foi abordado neste momento pela reportagem que conseguiu alguns minutos exclusivos com o craque do São Paulo que chegou numa gelada Berlim já "aquecendo" a galera.

B: É verdade que seu apelido foi dado por que você era muito tranquilo para ser um legítimo Gaúcho?

Mineiro: Não! Meu irmão do meio, que chama André, jogava nas bases do Internacional. E tinha um jogador profissional no Inter, Claudio Mineiro, que era muito parecido com meu irmão.
Na brincadeira o pessoal começou a chamar meu irmão de Mineiro, por ser parecido com o rapaz. Mais para frente, quando meu irmão parou de jogar e eu tava começando o pessoal passou a me chamar Mineirinho. Daí ele parou de jogar e eu "assumi" o apelido.

B: Você chegou já marcando um gol no primeiro jogo pelo Hertha. É ótimo estrear bem, mas acha que a pressão agora será maior?

Mineiro: Não posso prometer fazer gol toda vez mas prometo que vou me empenhar o máximo possível.

B: E o frio? Já viu neve? Tá jogando com quantas blusas?

Mineiro: Agora estou com três. Sim, já vi. Não acho que vai ser tão difícil adaptar.

B.E sua família. Você tem três filhos né? Eles estão felizes com a mudança?

Mineiro: Sim, nós achamos que é uma experiência importante tanto para minha carreira como para nossa vida pessoal. E além disso, um ano e meio passa rápido

B.Seu contrato com o Hertha é de um ano e meio. O São Paulo já disse que te espera de portas abertas. Já planeja o futuro?

Mineiro: Sei que não vou querer jogar por muitos mais anos mas estou pensando no agora.

B.Sente falta do São Paulo, dos seus colegas?

Mineiro: Claro que sinto, fiz ótimas amizades, vivi excelentes momentos da carreira lá. Mas tenho de olhar pra frente

B.E como vc tem sido recebido?

Mineiro: Melhor do que eu esperava. Eles se esforçam pra me entender. As impressoes estao sendo boa no tempo que estou aqui, não estou tendo dificuldade nenhuma a não ser com a língua


B.Na hora do gol também, todo mundo te abraçou.
Sentiu diferença na comemoração e na torcida?

Mineiro: Dentro de campo não tem muita diferença com os companheiros, a torcida também faz o seu papel.

B.Você recebeu o passe do Gilberto (que resultou no gol). Temos ai uma "dupla imbatível"?

Mineiro: Nós fizemos várias vezes estas jogadas no São Caetano, mas não quero pensar em nós dois em destaque, o que importa é o time.

B.Falando em time, o próximo sábado é contra o Schalke, o líder da tabela. Você está procurando entender o campeonato alemão (a Bundesliga) e conhecer melhor os times?

Mineiro: Sim, estou tentando entender melhor. Mas não acho que teremos problemas.

B.E suas coisas pessoais? Já ajeitou sua vida:carro, telefone, casa?

Mineiro: Ainda não, foi tudo muito corrido. Vou logo para o Brasil nos próximos dias buscar minha família

B.E como você está se virando com a língua? O Alcir (tradutor do Hertha) está te ajudando?

Mineiro: Ajuda mas hoje ele não estava aí. Dá pra entender algumas coisas. Este tempo que ficarei aqui vou procurar captar o máximo de informações possíveis a respeito da língua alemã.
Pretendo devagar aprender o alemão.

B.Esta é a Brazine, uma revista que fazemos para a comunidade brasileira aqui na Alemanha, Áustria e Suíça. Você imaginava que a comunidade brasileira aqui seria tão grande?

Mineiro. Não, é legal saber que vou poder falar minha língua, com meu povo

B.E a Seleção, acha que estar na Europa vai dar mais visibilidade?

Mineiro. Apesar que o São Paulo também é uma grande vitrine. Mas claro que a seleção é um dos objetivos (ele atuou três vezes pelo Brasil)

B.E por que ficou todo aquele "mistério" antes da sua contratação?

Mineiro: Não foi mistério, o São Paulo me deu um tempo pra pensar e decidir. Eu não quis perder esta oportunidade. É difícil um jogador com mais de 30 anos vir jogar num clube de ponta da Europa. Achei que era mais fácil aproveitar esta chance e deixar as portas abertas lá do que continuar no Brasil e talvez nunca mais ter outra oportunidade de ter esta experiência.

B.E o racismo, você tem receio de ser vítima do preconceito?

Mineiro: Eu não crio conceitos de situações que não vivi. Até agora tenho sido muito bem tratado.

B.Você é um "atleta de Cristo"?

Mineiro: Sou cristão.

B.Mas é de Deus e da sua família que você tira sua força, quero dizer, são suas "fontes de energia"?

Mineiro: Com certeza.

Do site oficial do Hertha:

Carlos Luciano Da Silva nasceu em 02 de agosto de 75 em Porto Alegre e jogou entre outros times no Ponte Preta, Guarani, Rio Branco e São Caetano.

Atuou três vezes pela seleção mas nunca marcou um gol.

Veste em campo a camisa número 15 e é casado com Daiane Pessoa Martins Da Silva

No comments: