Friday, February 02, 2007

Quando proteger o meio ambiente deveria ser óbvio









Incrível como meus colegas jornalistas estampam nas páginas dos jornais que "A humanidade é responsável pela destruição do meio ambiente".

Não era óbvio?

Meu Deus, não era óbvio que estamos estragando nosso país com o consumo exacerbado, o desperdício, a industrialização...e isso há décadas!

E agora, após a confirmação do que já sabíamos há muito tempo, começa-se a discutir que temos de poupar energia, consumir menos, não desperdiçar a água, reciclar o lixo....

Mas, não era óbvio?

Ouço e procuro fazer isso desde a minha infância, que vivi na década de 70/80!

Então o problema foi ser filha de educadores e ter a irmã mais velha sempre engajada com o Greenpeace/Internacional Anisty e afins que me fez ser mais conscientizada?

Talvez sim. Tanto que no nosso período de Unesp/Bauru, quando dividíamos um apê na Antonio dos Reis, Vera (a irmã) e eu lavávamos as latas e recipientes plásticos (para não juntar bichos, claro) e íamos empilhando o lixo reciclável na nossa pequena área de serviço, aguardando uma boa alma nos levar de carro até a praça ao lado da prefeitura, onde havia um único contêiner na época.

Ou íamos a pé carregando os "sacões", enfrentando os olhares tipo "quem são estes Ets..."

Mas já havia a discussão e comprovação de que uma folha de papel custava x árvores e só isso era motivação suficiente para reciclar aquele lixo que produziamos (com isso viámos também a montanha de lixo que um ser humano consegue produzir em tão pouco tempo!).

As atitudes no dia a dia sempre foram policiadas neste sentido, claro, falhando vez aqui vez ali.

Apagar a luz quando não se está no quarto, fechar a torneira para não desperdiçar água, não jogar o óleo na água por prejudicar o meio ambiente, guardar papéis e lixo no bolso até achar um latão para jogá-lo e, se não achar, trazer para casa!

Aqui vale uma história de um amigo alemão que, no meio da praça onde fica a maravilhosa Igreja em Memória ao Imperador Guilherme, no "ex centro ocidental" de Berlim, jogou um papel no chão.

E olha que aqui na Alemanha tem um lixinho a cada dez passos!

Reclamei na hora: "Pôxa, no Brasil eu entendo que as pessoas não tenham acesso à educação e façam isso. Mas você é um alemão instruído! Custa jogar na lixeira?"

Ele deu de ombros e respondeu: "pago imposto suficiente para ter serviço de limpeza pública".

NÃO É ESSA A QUESTÃO! Se este papel voar para o limpíssimo Spree, PODE MATAR UM PEIXE! Meu Deus, isso não é óbvio?

Desde 2003, descobri o click árvore, site que possibilita plantar uma árvore por dia de graça no Brasil.

Faz parte da minha rotina levantar e clicar (www.clickarvore.com.br).

Não só neste mas no site do câncer de mama (www.cancerdemama.com.br) e no The Rain Forest Site (http://www.therainforestsite.com/clickToGive/home.faces?siteId=4), onde se pode ajudar seis tipos diferentes de entidades apenas com um click.

Demora uns 5 minutos e dá uma paz no espírito saber que está se fazendo algo pela ecologia e pela humanidade, afinal, somos todos da mesma espécie, ou não?

É pouco, claro.

Muito mais pode ser feito por cada um de nós.

Mas parece que é mais cômodo assistir tudo de camarote, pensando que os outros são responsáveis pela desgraça, pelo "fim do mundo" e por isso mesmo você tem de ser um egoísta e pensar em si, consumindo, gastando, não reciclando, afinal, a vida é uma só.

O nível de egoísmo é tanto que o ser humano parece pensar "surgirão novas tecnologias que irão salvar a Terra", "iremos colonizar a Lua e Marte, já vou começar a comprar um terreno pros meus netos", "não vou estar aqui mesmo", "vamos viver o agora e nem pensar no amanhã", "nem quero ver tais notícias para não ficar deprimido"....as desculpas são inúmeras.

Pena, é muito triste.

Eu achava que era óbvio mas meus colegas estampam como manchetes uma verdade que todo mundo já sabia ou deveria saber. No entanto, tem medo de assumir.

No comments: