Saturday, February 10, 2007

Quatro filmes brasileiros na Berlinale, um concorre ao "Urso" na principal categoria

Quatro filmes brasileiros integram a programação da 57° Berlinale, que teve início este dia 8 e segue até 18 de fevereiro exibindo 373 filmes de diversos países.

Entre os maiores da Europa (e o maior em público do mundo, ano passado teve 186 mil ingressos vendidos e quase quatro mil jornalistas credenciados), terá a participação de quatro filmes (dois longas) brasileiros, um deles concorrendo ao Urso de Ouro ou Prata, a co-produção com a Argentina, O ano em que meus pais saíram de férias, de Cao Hamburger.

Antônia, de Tata Amaral, abre o "Generation 14plus".

Participam ainda da mostra A Casa de Alice, de Chico Teixeira (Panorama) e Deserto Feliz, de Paulo Caldas (Panorama Especial).

Entendendo o Festival

Criado ainda na década de 50, a Berlinale mostra filmes de vários formatos, gêneros, tamanhos e produções.

Dividido em seis "categorias", há a grande competição entre 26 filmes pelo "Urso de Ouro" no chamado Wettbewerb, ou seja, os filmes do grande cinema internacional.

A Geração (Generation) visa o público jovem assim como o Fórum Internacional do Filme Jovem e Perspectivas do Cinema Alemão (das Internationale Forum des Jungen Films und die Perspektive Deutsches Kino).

Já a sessão Panorama (das Panorama), na qual estão dois brasileiros, atende ao cinema independente.

Homenagens e retrospectiva (Hommage/die Retrospektive) do cinema também fazem parte do programa.

Além das festas e do tapete vermelho, claro.

O Brasil conquistou alguns prêmios na história do Festival como o Urso de Prata para Toda Nudez Será Castigada, de Arnaldo Jabor, o primeiro em 1973; do Urso de Prata (1990) para o curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado; Fernanda Montenegro levou o Urso de Prata em 98 para melhor atriz e, finalmente, um Urso de Ouro para Central do Brasil, de Walter Salles Jr.

No "Talent Campus", no ano passado, a brasileira Ana Azevedo ganhou o prêmio em dinheiro pelo curta que fez com o jogador Marcelinho Paraiba.

Os Urso de Ouro e de Prata são dado para os melhores filmes e para os melhores curtas. O "Urso de Vidro" pertence ao item Geração assim como o Festival premia ainda, desde o ano passado, com 50 mil euros em dinheiro, os melhores do Panorama, Forum e Geração Plus, assim como as melhores estréias para aqueles que "debutam" seu trabalho na Berlinale.

Também recebem Ursos de Ouros profissionais da área que são homenageados no festival.

No comments: