Sunday, June 10, 2007

Brasileira tem chance de mostrar cultura em telinha alemã

Fotos: Sandra Gomes
(a entrevista abaixo também está publicada no www.brazine.de)

Por SANDRA MEZZALIRA GOMES

Muitos brasileiros que vivem no exterior têm vontade de mostrar sua cultura. Para a paulista de Mirassol, Gilmara Rücker, de 29 anos, a oportunidade veio de uma forma saborosa e para uma grande audiência: ela participou do Das Perfekt Dinner, programa da rede de televisão Vox, e levou para a mesa pratos típicos (veja abaixo) da terrinha.

Pela primeira vez na telinha, a pedagoga Gilmara conversou com a reportagem revelando detalhes interessantes do bastidores, relatando sua experiência e constatando que valeu a pena afinal, além de ganhar cachê, conhecer novas pessoas, poder mostrar seus talentos e concorrer ao prêmio, ainda pode se comer uma semana de graça. Um prato, literalmente, cheio.




































B: Como você teve a idéia de participar do programa?

G: Conheci a esposa do diretor num curso de alemão e desde então somos amigas. Eles comeram várias vezes na minha casa e sempre me incentivaram a participar mas esperei até ter confiança para falar o alemão melhor. Eles praticamente me inscreveram (risos).

B: Depois de feita a inscrição, o que acontece?

G: Há uma entrevista inicial com a câmera e algumas perguntas básicas como saber se tem experiência em cozinhar, se costuma fazer comida para várias pessoas, etc. É como um teste para saber se a pessoa também tem condições psicológicas para participar porque o estresse é grande. Demora então umas quatro semanas para saber se foi aceito.

B: E dá para trabalhar na semana da gravação?

G: Fica difícil, precisa deixar a semana praticamente livre para eles, está no contrato. Eu até tentei ir na escola um dia mas fiquei acabada. A maioria tira a semana de férias mas compensa. Você recebe 300 euros para participar e ainda, 300 para o gasto com o jantar mas ninguém usa tudo. Eu gastei uma média de 200,00 euros mas também, comprei pratos novos.

B: O que mais está no contrato?

G: Entre outras regras que você tem de estar disponível para as filmagens, tem de cozinhar as receitas que prometeu fazer e tem de atestar estar livre de doenças contagiosas.

B: Eles entrevistam todos os dias?

G. Sim, para comentar o menu que será servido à noite. O que mais demora, na verdade, são as entrevistas. E eles fazem sempre umas perguntas meio sacanas, de forma que fale mal do outro, eles tentam provocar para ficar picante. Tive de tomar cuidado para não ser mal entendida principalmente por não dominar totalmente a língua.

B: Mas é isso que faz o programa ficar meio 'Big Brother”, não acha? E nesta hora, entre a entrada e o prato principal, que enquanto o anfitrião cozinha, os visitantes vão “xeretar”. Vocês que escolhem para onde ir ou é a produção?

G: Como expectadora gosto de observar como cada um cozinha, aprender novos truques, novas receitas, isso faz do programa autêntico, gosto deste lado. Já o “tour” pela casa são eles quem determinam. Eles observam o que você tem de interessante. No meu caso, só pedi para não mexer nas coisas do meu marido e eles respeitaram. Achei legal.

B: E no dia em que você cozinha, não há privacidade né?

G: Bom, ai vai das 8:00 a uma da manhã. No meu dia, uma quarta-feira, levantei às 6, já tomei banho e eles chegaram às 8:00. Pior que a casa estava toda arrumadinha e eles entupiram com os equipamentos enormes. Não imaginava que fossem tantos aparelhos. Eles ficam o dia com você mas não filmam o tempo todo, só quando se está começando a fazer os pratos. Eu não consegui comer nada neste dia, na verdade, uma semana antes eu já não estava dormindo direito.

B: Você cozinhou....

G: Fiz uma salada de palmito com figo, chicória e rúcula como entrada. O camarão na moranga como prato principal e a sobremesa foi o mousse de maracujá. Eles repetiram, acho que gostaram. O pessoal da equipe também gostou afinal, eles nunca comem e fiz o suficiente para todos. Acho que só brasileiro faz isso mesmo.

B: E você deu algum fora?

G: Eu me preparei muito para não errar nada, tava com medo de falar errado, apesar de não parecer, eu estava super nervosa. Deixei queimar uns pães e fiz um “erro geográfico” ao falar da minha decoração, um mapa do Brasil com suas divisas, mas não apareceu na TV. O pão eu consegui tirar antes que filmassem. O câmera ficou bravo porque eles adoram pegar os foras. (risos)

B: Onde ficou seu marido no dia? Ele gostou de você participar?

G: Ele sempre tem várias atividades e neste dia, após o ensaio do coral, ele foi jogar xadrez. As pessoas até podem ficar na casa se houver espaço mas não podem ser filmadas.
Ele me deu o maior apoio, me ajudou a pensar no melhor cardápio. Pensei em fazer feijoada mas achamos que poderia ser pesado demais, sem falar que a aparência dela é meia estranha. Já o mousse, é a sobremesa favorita do meu marido.

B: E como foram os preparativos?

G: Chamei uma faxineira para me ajudar com os “cantinhos” e deixar a casa perfeita, também é preciso ir ao local onde você irá comprar os produtos um dia antes para garantir que eles estarão lá e ainda, pedir autorização para filmar. Precisei de dois dias com a decoração, tive de pintar a tela, colar grão por grão, agora pelo menos ficou de lembrança.

B: Como foi o entendimento entre o grupo? Eles conseguiam pronunciar seu nome?

G: Virei “Mara” porque o Gilmara era muito complicado. Não foi um grupo super harmônico do qual eu ache que vá sair amizades. Rolou alguns 'bafões” nos bastidores, teve dia em que a comida estava ruim ou mesmo o ambiente não era nada higiênico.
Troquei alguns emails e telefonemas com eles mas não acho que passe disso. Teve uma pessoa que destoou bastante, teve problemas também com a produção, foi desagradável.

B: E a repercussão, as pessoas te reconhecem? (durante a entrevista um trauseunte a reconheceu)

G: Recebi uma média de 80 emails, praticamente só elogios. A maioria eram proposta de casamento, tarde demais, já sou casada (risos). Teve quem disse que o maior sonho é que eu tenha um programa na televisão alemã. Outros eram curiosidades sobre o Brasil e sobre minhas bijouterias. Não tive nenhuma reação negativa.
Percebi que a equipe estava torcendo por mim, um calor humano muito grande, é mágico ver a simpatia que se desperta por ser brasileiro. Reconhecem sim, no metrô, na rua, alguns falam, outros só sorriem. Até no aeroporto de Colônia um rapaz comentou: você é a Gilmara do “Das perfekt Dinner”, né? Torci por você”

B: Você teve algum feedback da comunidade brasileira? Além de você, a Jana Ina participou da versão para as personalidades (Das Perfekt Promi Dinner). Sabe de mais algum brasileiro neste programa?

G: Só teve um brasileiro que me ligou mas soube que há comentários em comunidades do Orkut. Até onde sei, só nós duas mesmo já participamos.
Gostaria de aproveitar para agradecer a Embaixada Brasileira pelo total apoio. Eles me deram livro de receita, Brazines, filme com imagens do Brasil, lembranças, livros lindos que dei como lembrança para os outros participantes, foi muito legal. Eu queria mostrar mais do nosso país e por isso procurei a Embaixada. Eles ajudaram em tudo que precisei.
Além disso tive a colaboração dos brasileiros Israel e Daniel, que cantaram MPB para meus convidados. Um agradecimento especial ainda à duas amigas que indicaram e fizeram os contatos com os cantores, a Carla e a Nara.

B: Você participaria de algum outro programa?

G: “Wohnen nach Wunsch” e “Nur die Liebe Zählt”.

B: E no fim você dividiu o prêmio com a alemã. Achava que ia ganhar? O que fez com o dinheiro (750,00 euros)?

G: O dinheiro chega duas semanas depois da filmagem. Paguei uma parte da minha passagem para o Brasil agora no meio do ano. Se contar com os erros que não apareceram, me daria um “5”.
Mas depois do jantar aqui em casa, tinha a sensação que podia sim vencer, afinal, fiz a caipirinha ao vivo, mostrei nossa cultura de forma diferente, fiquei confiante. Mas quando ganhei mesmo foi inacreditável. Valeu a pena, foi uma ótima e rentável experiência.


Algumas curiosidades reveladas por Gilmara:

*No primeiro dia da filmagem, as pessoas se conhecem cinco minutos antes do início da gravação, ao serem “equipadas” com seus microfones.

*O dinheiro que aparece no prato para o vencedor final, os 1500 euros, é de plástico.

*O carro no qual os participantes decidem o número de pontos é uma espécie de furgão que funciona como um estúdio e dá a volta no quarteirão para registrar as cenas. “Temos apenas seis segundos para falar, é tudo muito rápido”.

*Para voltar pra casa, eles recebem um cheque extra e, quando o jantar acaba, já encontram seus devidos táxis na porta.

*Três equipes se revezam para as gravações, uma média de 15 pessoas.

Ficha técnica

O que é “Das Perfekt Dinner”?

Uma das produções mais popular da Vox, a idéia consiste em reunir, a cada semana, pessoas de diferentes profissões que gostem de cozinhar e se disponham a preparar o melhor jantar para os outros. Eles se avaliam entre si, contando pontos para a qualidade da comida, a decoração, o ambiente, a receptividade do anfitrião, a originalidade, etc.

Mais informações sobre o programa no site da Vox: http://www.vox.de


No comments: