Thursday, May 31, 2007

Brasileiros Apátridas: manifestações em consulados e novos contatos

Foto: Rui Martins


Por SANDRA MEZZALIRA GOMES
colaboração especial de RUI MARTINS

O movimento Brasileirinhos Apátridas está crescendo e chamando cada vez mais atenção. Recentemente, a imprensa brasileira como o renomado “Folha de São Paulo” deu destaque especial em reportagem de domingo para o caso.

Mães e pais que participantes do movimento estão em plena agitação para preparar as manifestações previstas em oito Consulados, em favor da aprovação da Emenda 272.00, que restitui a nacionalidade brasileira nata aos filhos de brasileiros nascidos no Exterior.

No Japão, Carmen Lúcia Tsuhako tem mais de 1500 petições assinadas para serem entregues amanhã, sexta-feira, ao Consulado de Nagoya.

Na Suíça, o Pró-Conselho Brasileiro, que congrega as comunidades brasileiras em diversas cidades, já reuniu mais de mil assinaturas, para serem entregue no Consulado de Zurique, no sábado.

De Telavive, Helena Americano Fragman, representante local dos Brasileirinhos Apátridas, informa haver mobilização entre a comunidade brasileira.

Em Washington, a representante Fernanda Black obteve a autorização para reunir os brasileiros no jardim da embaixada brasileira, antes da entrega das petições assinadas. Mesmo clima em Paris, Budapeste, Londres e expectativa em Toronto, no Canadá.

No Japão, Zurique e Paris haverão faixas com o nome do movimento Brasileirinhos Apátridas e com seu logotipo – o bebê com uma interrogação no peito, desenhado pelo cartunista Ênio Lins, de Brasília. As crianças também pintarão os rostos e vestirão camisetas com as cores verde-amarela.

Enquanto isso, em Brasília, a deputada Rita Camata, relatora da Comissão Parlamentar encarregada do Projeto de Emenda Constitucional 272.00, confirma que seu parecer favorável estaria pronto ainda hoje.

A Emenda será votado em 5 de junho, dia marcado pelo presidente da Comissão, o deputado Carlito Merss, que no momento está viajando.

Espera-se que esse ligeiro atraso não dificulte a votação da Emenda 272.00 pelo plenário da Câmara, que deve ocorrer em duas sessões, ainda em junho.

Embora não haja controvérsia quanto à necessidade de aprovação da matéria, o grupo Brasília, dos Brasileirinhos Apátridas irá contatar todos os deputados, na próxima semana, assim como está preparando pedidos de audiência com o presidente da Câmara, com o ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores e com o presidente Lula.

Quando aprovada a Emenda 272.00, entrará em vigor a medida complementar que normaliza a situação dos filhos de brasileiros nascidos fora do Brasil depois do dia 7 de junho de 1994, que vai coroar os esforços do movimento de cidadania Brasileirinhos Apátridas.

Este, embora de díficl arregimentação no início, consegue hoje reunir dezenas de milhares de pessoas, se tornando assim na primeira mobilização internacional da emigração brasileira, abrindo caminho para uma federação das comunidades de emigrantes.

Tão logo concluído este primeiro passo, começará a campanha para a aprovação da Emenda 05.05 que cria quatro deputados federais emigrantes e uma campanha pelo voto por correspondência para os emigrantes.

O movimento possui sua homepage e comunidades na rede de relacionamento Orkut. Para quem quer assinar a manifestação ou adquirir mais informações, clique abaixo.


Confira aqui a homepage

No comments: