Monday, October 22, 2007

Davi Kopenawa Yanomami -Xamã e líder indígena




Davi Kopenawa Yanomami é xamã e líder dos índios na Floresta Amazônica. Ele nasceu em uma tribo Yanomami Tootobi, próxima a fronteira com a Venezuela. Dedicou sua vida a lutar pelos direitos do seu povo e sua terra, foi reconhecido e convidado para dividir sua experiência com outras tribos.

Desde 1989 Davi se engaja pela prevenção da saúde dos Yanomami. O projeto „Demini“ começou no ano seguinte e favoreceu mil índios de 25 comunidades. Sua trajetória no exterior também começou neste ano quando então Davi, o primeiro líder Yanomami, saiu do Brasil convidado pela Survival. Veio ao Reino Unido e Suécia, para receber o Survival den Right Livelihood Award (um Nobel „alternativo“). Sua presença chamou a atenção da imprensa e ajudou a impulsionar a Campanha Internacional pelo Direito a Terra dos Yanomami, realizada desde 1972 pela Survival.

Os 10 mil Yanomami do Brasil (quase um mesmo número também vive na Venezuela) formam a maior população indígena brasileira que vive relativamente isolada. Nos últimos 25 anos no entanto, por causa de construção de estradas, invasão dos colonos e ainda, desde 1986, os garimpeiros, suas terras começaram a ser transformadas. Mais do que isso. Violentos confrontos entre garimpeiros e índios geraram várias vítimas.

Um dos melhores documentários sobre o assunto é de 1993 quando 16 índios foram massacrados, inclusive mulheres e crianças. Davi trabalhou com a polícia a encontrar os sobreviventes e ajudá-los. Deu ainda apoio as várias índias vítimas de violência sexual.

A maior causa de mortalidade entre os índios não está, no entanto, diretamente ligada a violência e sim, às doenças trazidas pelos garimpeiros, especialmente uma variante mortal da malária. Em apenas seis anos desde 1989 os Yanomami perderam um quinto da sua população vítima da doença.

A solução para este problema está na garantia do direito a terra. A campanha para assegurar tal direito está sendo feita no Brasil pela Organização Não-Governamental (OnG) „Comissão para a Criação do Parque Yanomami, chamada de Pró-Comissão Yanomami e pela Survival Internacional. Nas duas entidades, Davi assumiu um papel fundamental.

Nos últimos noves anos deste trabalho, Davi esteve com várias personalidaes e políticos, entre eles o então presidente José Sarney e Fernando Collor de Mello. Deste, foi o convidado de honra em 1991 quando a bem-sucedida campanha pela terra dos Yanomami chegou ao fim e foi formalizada em uma cerimônia.
Nos anos seguintes, se engajou visitando os Estados Unidos, a Inglaterra e outros países procurando chamar a atenção para causas ecológicas e os direitos humanos, levando suas causa para diversas autoridades internacionais. Em 1998 Davi foi agraciado com o prêmio „Global 500“ da Onu por seu trabalho pelo meio ambiente. Em 1999 ele recebeu do então presidente Fernando Henrique Cardoso a „Ordem do Rio Branco“.



Recentemente, encontrou com o presidente Lula em São Gabriel da Cachoeira (AM) e deixou claro o desejo dos indígenas se colocando contra a mineração nas terras demarcadas por agredirem a natureza. O presidente lançou no último dia 21 a Agenda Social dos Povos Indígenas, também chamada de Programação de Aceleração do Crescimento (PAC) Social Indígena.

Esta viagem a Europa deverá, além de chamar atenção para os antigos problemas, pressionar o governo alemão e britânico para reitificarem a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que regulariza alguns direitos da população indígena.

Sugestões de websites para pesquisa:

http://200.170.199.245/nsa/detalhe?id=2532

http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/marcosrolim/vilhena_yanomami.html

http://www.violenciasexual.org.br/PDF/indias_yanomami_marcos_rolim.pdf

http://www.brasiloeste.com.br/noticia/1574/yanomami

http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=12730

http://www.overmundo.com.br/blogs/jornalista-inglesa-relata-em-livro-o-massacre-dos-yanomami

http://www.aaanet.org/committees/cfhr/rptyano3.htm

http://fotosite.terra.com.br/especiais_arquivo/claudiaandujar.htm

http://indios.blogspot.com/

http://www.comciencia.br/reportagens/genetico/gen06.shtml

Convenção 169 – OIT

http://www.socioambiental.org/pib/portugues/direito/conv169.shtm

http://www.institutoamp.com.br/oit169.htm

http://www.cjf.gov.br/revista/numero33/artigo02.pdf

http://www.brasiloeste.com.br/noticia/725/

1 comment:

Ricardo Jardim said...

Já que você citou o episódio de 1993, procure ler isto: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/ianoblefe.html.
Nem tudo é o que parece ser, meu caro!