Monday, October 22, 2007

Xamã Yanomami pede ajuda a chanceler alemã Merkel

Prezados colegas e amigos,


Estamos divulgando a vinda do Davi Kopenawa Yanomami, xamã e líder dos índios da Amazonas a Europa, com intuito de reforçar sua luta em prol do meio ambiente, diretos humanos e de demarcação de terra das tribos locais.


Detalhes e informações sobre a visita estão nos anexos.

Peço encarecidamente que divulgem o email e ainda, encaminhem para os respectivos editores o material para eventual divulgação.

Desde já agradeço a atenção dispensada,

Cordiais saudações,


Sandra Mezzalira Gomes
Jornalista/assessora para imprensa brasileira e latino-americana

Survival Deutschland
Greifswalderstr. 4
Haus der Demokratie und Menschenrechte

10405 Berlin
+49-30-72293108
le@survival-international.de
www.survival-international.de


REALESE SURVIVAL INTERNATIONAL

Líder dos índios amazonas e já reconhecido internacionalmente por suas atividades em prol dos Direitos Humanos, Davi Kopewana Yanomami chegou na Europa dia 15, acompanhado do seu filho, com a missão de nas próximas duas semanas, conseguir apoio principalmente do governo britânico e alemão para acabar com o desmatamento da floresta amazônica.




Nesta quinta-feira ele entregou uma carta ao governo britânico, na qual explica o sofrimento que os povos indígenas vem passando nos últimos anos e lembra da importância da Convenção 169 da OIT, lei que protege sua população e suas terras. „Eu ouvi que vocês não querem assinar a convenção porque não há índios no Reino Unido. Mas o que os índios fazem nos outros países ainda pode afetar o desenvolvimento dos projetos beneficiados pelo Reino Unido“, lembra Davi num trecho da carta (release com detalhes anexo em inglês).

Na próxima semana ele será recebido no Parlamento Alemão, e pedirá ao governo alemão para assinar a Convenção. Até hoje a Alemanha é outra que tem negado assinar o documento.

Durante sua estada em Berlim, Davi encontrará com representantes de todos os grandes partidos.

Ele estará entre 23 e 26 de outubro a disposição da imprensa
BERLIM: Encontro para produção de fotos na quarta-feira, dia 24 de outubro, às 15:30 horas, em frente ao „Bundeskanzleramt“ (Chancelaria Federal), Willy-Brandt-Straße 1, 10557 Berlin

O xamã Davi Kopenawa Yanomami vai pedir pela proteção dos grupos indígenas, da floresta e alertar contra as catástrofes climáticas: ”Vocês brancos, sempre falam em desenvolvimento e nos dizem que devemos ser como vocês. Nós sabemos, no entanto, que isso só nos traz doenças e mortes. Agora vocês querem comprar parte da floresta para fabricar bio-combustível. Isso não faz sentido.“



Davi foi agraciado com o prêmio Global 500 da Organização das Nações Unidas (OnU) por seu trabalho. Recentemente, encontrou com o presidente Lula em São Gabriel da Cachoeira (AM) e deixou claro o desejo dos indígenas se colocando contra a mineração nas terras demarcadas.

Para marcar entrevista, obter mais informações ou fotos, contatos com Laura Engel (em inglês) pelo telefone 030-72293108 ou Email info@survival-international.de

Informações e material em português com a jornalista Sandra Mezzalira Gomes* pelo Email: sandragomes66@hotmail.com.


*no dia 24 a jornalista brasileira estará presente e a disposição para ajudar em eventuais traduções

No comments: