Friday, January 16, 2009

Português desaparecido desde sábado em Berlim






Reproduzo abaixo o material publicado no jornal "Público", procurando o português que desapareceu inexplicavelmente no sábado em Berlim.

A mãe de uma aluninha minha pediu ajuda ainda para divulgar as fotos, já que várias pessoas estão preocupadas com o sumiço do mesmo.

Outros veículos como este blog http://findafonsotiago.blogspot.com/ estão mobilizados para encontrar o Afonso.

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1356082">

"Investigador português desaparecido desde sábado em Berlim
14.01.2009 - 15h32 Lusa
Um investigador português que trabalha em Berlim está desaparecido e foi visto pela última vez quando se dirigia para casa, na madrugada de sábado, depois de ter estado numa discoteca local, disse à Lusa fonte policial.

"Estamos a investigar em todas as direcções, a interrogar pessoas que o viram ou que o conheciam, mas ainda não temos nenhuma ideia do que possa ter acontecido", acrescentou o porta-voz da polícia berlinense.

A Embaixada de Portugal em Berlim, que comunicou o desaparecimento às autoridades alemãs na segunda-feira, e o próprio embaixador, José Caetano da Costa Pereira, estão a acompanhar o caso "a par e passo", em contacto quase permanente com a polícia, acrescentou fonte diplomática.

Afonso Freire Novais dos Santos Tiago, de 27 anos, estava a fazer um estágio de seis meses na delegação de Berlim da Active Space Technologies, firma portuguesa de projectos espaciais, e é considerado por colegas e amigos uma pessoa com grande sentido de responsabilidades.

"Ele nunca tinha faltado sem avisar. Por isso, na segunda-feira, quando demos pela falta dele, avisámos logo a Embaixada de Portugal, que por sua vez accionou a polícia", disse à Lusa o gerente da delegação da firma portuguesa em Berlim, Ricardo Nudalini. "Estamos muito chocados e preocupados, imagino o que a família estará a sentir", disse o mesmo responsável.

O gerente da Active Space Technologies referiu ainda que Berlim "é, em princípio, uma cidade segura", onde qualquer pessoa "pode ter um acidente, claro", mas os desaparecimentos são muito raros.

Segundo disse à Lusa um amigo do investigador, Afonso Tiago jantou com colegas na sexta-feira à noite e em seguida foi a uma discoteca local, de onde saiu já de madrugada na companhia de um amigo.

Os dois despediram-se e o jovem investigador terá dito que ia logo para casa, um apartamento que partilha com outras pessoas no bairro de Kreuzberg, mas onde não chegou. Os seus companheiros de apartamento distribuíram entretanto reproduções da sua fotografia no bairro.

A família, que reside na zona de Oliveira de Azeméis, já tinha pedido entretanto ajuda às autoridades consulares portuguesas."

No comments: