Friday, December 04, 2009

NASCIMENTO E COINCIDÊNCIAS DE UM LIVRO


O texto abaixo foi escrito pelo meu pai, o professor Antonio Luis Gomes, que colabora com artigos para o jornal Bom dia Jundiaí e Jornal de Jundiaí. Ele frequenta ainda a Igreja Luterana de São Paulo, onde a pastora Vera, a autora do livro em questão no texto, é atuante.

Foto: O casal Maria Aparecida Mezzalira Gomes e Antonio Luiz Gomes na última visita à Europa

NASCIMENTO E COINCIDÊNCIAS DE UM LIVRO (dez.2009)

Na tarde do dia três de dezembro de ano de 1936, uma quinta-feira, nasci, no bairro do Paraíso, cidade de São Paulo, mais precisamente no Hospital Alemão, conceituado estabelecimento que receberia o nome de “Oswaldo Cruz”. Por que motivo minha mãe, Olinda Adelina Amadesi Gomes, teria escolhido esse Hospital? Soube, por informação dela, que foi indicação do obstetra, famoso médico radicado na cidade de Americana, SP, Dr. Hans Muller Carioba.

Se o fato de nascer num ambiente germânico, rodeado de símbolos natalinos e músicas do Advento, propiciou-me de forma congênita uma forte estima pela música, especialmente Bach, não saberia afirmar!... Na minha família, ninguém conhecia a língua alemã, de sorte que passei, juventude e maturidade, envolvido apenas com alguns termos filosóficos, kantianos ou da escola de Frankfurt! Houve, porém, uma coincidência- que minha esposa destaca – quando demos os nomes às nossas filhas, e viemos a saber, posteriormente, da preferência alemã por eles – ou seja, Vera, Sandra e Simone...

Quando cursei teologia em S.Leopoldo (RS), no seminário dos jesuítas, tive maior contacto com a cultura e colonização germânicas e, inclusive, no curso dos movimentos ecumênicos fomentados pelo Concílio Vaticano 2º-, participei de reuniões com teólogos luteranos, no Sinodal. Passaram-se mais de 30 anos, até que eu mesmo conhecesse e adotasse a fé luterana, como participante da paróquia Martin Luther, na capital paulista. Ali encontrei, desde 2002, a Pastora Vera Cristina Weissheimer, muito ativa e atuante nas funções pastorais e litúrgicas, até sua designação para a função de capelã do Hospital Alemão “Oswaldo Cruz”. E é nesta condição que a Pa. Vera apresenta suas reflexões, no belo livro “Eu vi as tuas lágrimas”, acrescentando, com seus depoimentos, mais uma coincidência de vida para minha própria experiência.

Antônio Luiz Amadesi Gomes – professor universitário, diretor de escola aposentado – Jundiaí, SP

No comments: