Thursday, May 31, 2007

Brasileiros Apátridas: manifestações em consulados e novos contatos

Foto: Rui Martins


Por SANDRA MEZZALIRA GOMES
colaboração especial de RUI MARTINS

O movimento Brasileirinhos Apátridas está crescendo e chamando cada vez mais atenção. Recentemente, a imprensa brasileira como o renomado “Folha de São Paulo” deu destaque especial em reportagem de domingo para o caso.

Mães e pais que participantes do movimento estão em plena agitação para preparar as manifestações previstas em oito Consulados, em favor da aprovação da Emenda 272.00, que restitui a nacionalidade brasileira nata aos filhos de brasileiros nascidos no Exterior.

No Japão, Carmen Lúcia Tsuhako tem mais de 1500 petições assinadas para serem entregues amanhã, sexta-feira, ao Consulado de Nagoya.

Na Suíça, o Pró-Conselho Brasileiro, que congrega as comunidades brasileiras em diversas cidades, já reuniu mais de mil assinaturas, para serem entregue no Consulado de Zurique, no sábado.

De Telavive, Helena Americano Fragman, representante local dos Brasileirinhos Apátridas, informa haver mobilização entre a comunidade brasileira.

Em Washington, a representante Fernanda Black obteve a autorização para reunir os brasileiros no jardim da embaixada brasileira, antes da entrega das petições assinadas. Mesmo clima em Paris, Budapeste, Londres e expectativa em Toronto, no Canadá.

No Japão, Zurique e Paris haverão faixas com o nome do movimento Brasileirinhos Apátridas e com seu logotipo – o bebê com uma interrogação no peito, desenhado pelo cartunista Ênio Lins, de Brasília. As crianças também pintarão os rostos e vestirão camisetas com as cores verde-amarela.

Enquanto isso, em Brasília, a deputada Rita Camata, relatora da Comissão Parlamentar encarregada do Projeto de Emenda Constitucional 272.00, confirma que seu parecer favorável estaria pronto ainda hoje.

A Emenda será votado em 5 de junho, dia marcado pelo presidente da Comissão, o deputado Carlito Merss, que no momento está viajando.

Espera-se que esse ligeiro atraso não dificulte a votação da Emenda 272.00 pelo plenário da Câmara, que deve ocorrer em duas sessões, ainda em junho.

Embora não haja controvérsia quanto à necessidade de aprovação da matéria, o grupo Brasília, dos Brasileirinhos Apátridas irá contatar todos os deputados, na próxima semana, assim como está preparando pedidos de audiência com o presidente da Câmara, com o ministro Celso Amorim, das Relações Exteriores e com o presidente Lula.

Quando aprovada a Emenda 272.00, entrará em vigor a medida complementar que normaliza a situação dos filhos de brasileiros nascidos fora do Brasil depois do dia 7 de junho de 1994, que vai coroar os esforços do movimento de cidadania Brasileirinhos Apátridas.

Este, embora de díficl arregimentação no início, consegue hoje reunir dezenas de milhares de pessoas, se tornando assim na primeira mobilização internacional da emigração brasileira, abrindo caminho para uma federação das comunidades de emigrantes.

Tão logo concluído este primeiro passo, começará a campanha para a aprovação da Emenda 05.05 que cria quatro deputados federais emigrantes e uma campanha pelo voto por correspondência para os emigrantes.

O movimento possui sua homepage e comunidades na rede de relacionamento Orkut. Para quem quer assinar a manifestação ou adquirir mais informações, clique abaixo.


Confira aqui a homepage

Tuesday, May 29, 2007

Casamento exemplar

(Antônio Luiz Gomes)

Começa o mês de junho, e, ao ensejo do santo casamenteiro Antônio (de Pádua ou Lisboa!), além de tantos comentários – do Papa, inclusive - sobre a fidelidade, salientemos a comemoração, com festejos sacros e profanos, do casamento de Lutero, “Luthers Hochzeit”- na cidade de Wittenberg, jóia alemã, encravada a poucos km. de Berlim, entre Leipzig e Dresden.

Casaram-se ali, a 13 de junho de 1525, Martim Lutero e Katharina von Bora, em data litúrgica do franciscano Antônio - evocando, talvez, a admiração de Lutero pelos discípulos do “poverello” de Assis e, ainda, os valdenses, sua dedicação aos pobres, sua revolta contra o luxo e poder da nobreza. A festa vai de 9 a 13 de junho, vale a pena aproveitar o dólar baixo e dar um pulinho até lá!...

Recorda-se o exemplo matrimonial dado por Lutero e sua esposa, Catarina, ambos provenientes de congregações religiosas, ele, agostiniano, ela, do convento beneditino de Nimbschen. Prosseguiram nessa formação cristã, na enorme casa em que residiram, o “Schwarzes Kloster”, cercados de estudantes, teólogos e amigos, como Kranach e Justus Jonas. Hoje, um museu no qual podem ser vistos grupos de jovens, vestidos a caráter, os meninos, de Martim, as meninas, de Kathy...

O casal teve seis filhos, Johannes (o primeiro, Joãozinho, o mais festejado!), Elisabeth, Magdalena, Martin Jr., Paul e Margarete. Uma das “pestes” que atingiu o povoado, em 1528, levou a pequena e pranteada Elisabeth. Jamais faltou, contudo, naquele lar, o espírito cristão, de esperança, união e fé, bases de uma família exemplar.

O professor Antonio Luis Gomes, da Academia Jundiaiense de Letras  
é integrante da comunidade da Igreja Martin Luther, em São Paulo, onde
todos os fins de semana há celebração em alemão e português, normalmente
realizadas pelo pastor Frederico ou pastora Vera. Pai de três filhas,
duas das quais residem na Alemanha, colabora regularmente com o jornal
Bom Dia Jundiai.

Sapucaiu no Samba vence 12° Carnaval das Culturas



crédito da foto: divulgação

O cantor e compositor Valdir Jovenal declarou, em entrevista para a Brazine, algumas semanas antes do início do 12° Carnaval das Culturas, a intenção de presentear o grupo Afoxé Loni (que tradicionalmente abre o desfile) e seu líder o brasileiro Murah Soares com um estandarte.

Mais ainda, com o tema “Na Lenda dos Pescadores”, o compositor da escola Sapucaiu no Samba, resolveu homenagear o pai, falecido em 2003, que exercia tal atividade. “Foi uma forma que encontrei de prestar esta honra para ele e os outros pescadores do Brasil”.

A idéia encantou o público e os jurados: o Sapucaiu, com seus cerca de 200 participantes, ganhou 99 pontos e conquistou o primeiro lugar, com direito ao prêmio de mil euros.

O evento, um dos mais populares de Berlim, acabou nesta segunda-feira registrando milhares de pessoas nos quatro dias da festa.

Confira abaixo, em alemão, o material da divulgação da premiação.

Jangada comemora dez anos homenageando o Frevo

A Academia Jangada entrou no desfile do Carnaval das Culturas de forma especial: em companhia do Grupo Locomotiva do Frevo. A idéia foi comemorar os cem anos do Frevo em Pernambuco e ainda, os dez anos da Academia em Berlim, fundada em julho de 97 pelo mestre Rosalvo dos Santos, a contra-mestre Susy e Murah Soares.

Além da participação inédita no Carnaval, a Academia promove diversas atividades na semana do aniversário (www.jangada.com) e produz no momento um DVD para aprender Capoeira e sua história.

Nestes dez anos, a entidade desenvolveu diversos projetos inclusive no Brasil e trabalha diretamente com Salvador para trazer os instrumentos e vestuário necessário para os capoeiristas. O esporte é ensinado também na filosofia de prevenir a violência.

Há espaço ainda para o Frevo, Maracatu, Coco, Forró e Samba, ensinados pelo mestre Carlos da Silva e, desde o último ano, o programa aplicado pelo professor Ricardo de Paula, intitulado “Get Physical”, no qual há uma “fusão” da dança contemporânea, capoeira e improvisação.

Amasonia desiste de participar

Quem acompanha o Carnaval das Culturas percebeu a “lacuna”: a escola de samba Amasonia não estará no desfile como fez nos últimos dez anos. O principal motivo, de acordo com material divulgado para a imprensa, é a falta de patrocínio.

A coreógrafa e atriz Sonia de Oliveira, responsável pelo grupo, teria desembolsado boa parte dos gastos para manter Amasonia ativa. Crianças e deficientes costumavam participar do desfile e colecionarem experiências únicas em suas vidas.

É com pesar que a diretoria da escola comunica a sua decisão perante a falta de alternativas e assim também observam outros participantes do evento. “é muito triste que a Amasonia saia, quanto mais gente representando a cultura brasileira, melhor”, lamentou Valdir Juvenal, do Sapucaiu no Samba.

Mais informações sobre o “Amasonia” no site www.amasonia.de.

Premiação

“Die Preisträger des Wettbewerbs

Preise für drei Gesamtformationen
dotiert mit je 1.000 Euro

1. Sapucaiu no Samba (99 Punkte)
Das Meer tost, die Wellen schäumen, die Trommeln der Bateria stürmen durch die heimischen Gewässer. Sapucaiu no Samba, mehrfach preisgekrönt und eine der bedeutendsten Sambaformationen Europas, erzählt dieses Jahr mit 200 Trommlern, Tänzern und Stelzenläufern von wüsten Meereslegenden und dem harten Fischeralltag. Valdir Jovenal, Sänger und Komponist der Sambaschule, schrieb mit dem diesjährigen Lied eine Hommage an seinen Vater, der als Fischer mit seiner ‘Jangada’ die meiste Zeit seines Lebens auf See verbrachte.

2. Invisibles – Menschen ohne Papiere (97 Punkte)
Unsichtbar sind die Menschen, die ohne Papiere und damit ohne Rechte unter uns leben. Beim Karneval machen wir sie sichtbar: als Tagelöhner bieten wir uns feil, als Folge der Globalisierung lassen wir uns feiern. Die Unsichtbaren schleichen sich in Containern und Kisten hinein in die Welt der Satten und vollbringen täglich das Kunststück, ohne Existenzrecht mit Herz, Humor und Phantasie zu überleben. Grund genug, ihnen heute zu applaudieren! Eine karnevalistische Zusammenarbeit von Calaca e.V., El Patio e.V. und Prospero Production.

3. Comparsa Chamanes (97 Punkte)
Die Sonne ist das Symbol für Wachstum, Neubeginn, Energie – für das Leben an sich und wurde von jeher angebetet. Auch wenn heute der Symbolcharakter in den Hintergrund getreten ist, so ist die Sonne für unser Wohlbefinden dennoch enorm wichtig: Sie macht uns glücklich und gibt uns Leichtigkeit, sie schenkt uns prickelnde Wärme auf der Haut. In einer Performance, gemeinsam mit der Tanzgruppe Step by Step und der Gruppe frieDrums, wollen wir den Sonnenkult in seiner antiken, kolumbianischen und in seiner modernen Ausprägung thematisieren. Tanzt und feiert mit uns!

Preise für zwei Wagen
dotiert mit je 750 Euro


1.Invisibles – Menschen ohne Papiere
Unsichtbar sind die Menschen, die ohne Papiere und damit ohne Rechte unter uns leben. Beim Karneval machen wir sie sichtbar: als Tagelöhner bieten wir uns feil, als Folge der Globalisierung lassen wir uns feiern. Die Unsichtbaren schleichen sich in Containern und Kisten hinein in die Welt der Satten und vollbringen täglich das Kunststück, ohne Existenzrecht mit Herz, Humor und Phantasie zu überleben. Grund genug, ihnen heute zu applaudieren! Eine karnevalistische Zusammenarbeit von Calaca e.V., El Patio e.V. und Prospero Production.

Begründung der Juroren Stéphane Bauer und Walter Tello:

Der Wagen der Gruppe „Invisibles – die Unsichtbaren“ zeichnete sich dadurch aus, dass er als bewegliches Bühnenbild in die Gesamtchoreografie der Gruppe einbezogen war und dabei einen integralen und zugleich künstlerisch eigenständigen Bestandteil des Auftritts bildete.
Der Humor, die Darbietung und der politische Inhalt gehen zu gleichen Teilen in die Wertung ein.
Die durchsichtigen Figuren rundeten dabei das außergewöhnlich gelungene Gesamtbild ab.

2.Sussurro Do Asfalto

Hört ihr, wie der Asphalt flüstert? Folgt den Rhythmen der Stadt, die bunte Vögel mit ihren Trommeln durch die Straßen schicken. Kommt näher und das Geflüster wandelt sich zu groovigem Samba!

Begründung der Juroren Stéphane Bauer und Walter Tello:

Bei der Gruppe „Sussurro do Asfalto“ überzeugte die Integration zwischen Thema, Erscheinungsbild und instrumentaler Ausstattung.

Der Wagen war sowohl künstlerisch als auch „praktisch“ äußerst gelungen. Mit sparsamen und ökologischen Mitteln hat es die Gruppe verstanden, die thematischen Motive: Urbanität (Straßenkultur) – Karneval – Vielfalt der Kulturen auf überzeugende Weise miteinander zu verknüpfen.

Preise für zwei Kinder- und Jugendgruppen
dotiert mit je 500 Euro

1. Angolaner in Deutschland

Alle Menschen wollen in Freiheit und ohne Angst in Deutschland leben, egal welcher Hautfarbe! Unsere Initiative sucht die Begegnung und die Verständigung von Menschen unterschiedlicher Kulturen und Herkunft. Wir wollen einerseits mit einem szenischen Auftritt an den rassistischen Mord an dem Angolaner Antonio Amadeu erinnern und andererseits den Besuchern die Fröhlichkeit und das Temperament der traditionellen angolanischen Tänze wie z.B. Ku Duro, Marimba und Semba vermitteln. Wir sorgen dafür, dass der Funke überspringt!

Begründung der Juroren Steffi Garke und Kay Wuschek:

Hier wurde eine Geschichte erzählt, eine Geschichte von Gewalt, Entsetzen und unbändiger Lebensfreude.
Die Überwindung von Angst vor dem Fremden kann nur durch Offenheit, durch Öffnung gelingen. Die Kinder und Jugendlichen überzeugten in ihrem Tanz mit dieser Offenheit und mit der Lust an der eigenen Kultur, die andere nur mitreißen kann. Dafür Danke.

2. Deutsch-Türkische Musikakademie

Rund 200.000 Menschen aus der Türkei leben in Berlin und viele haben das Bedürfnis, ihre Musik zu spielen und dazu zu tanzen. Die DTM, gegründet 1998, bietet Unterricht in türkischer Volksmusik, klassischer türkischer Musik sowie an verschiedenen Instrumenten wie der Langhalslaute Baglama. Die Schüler können sich im Chorgesang ausbilden lassen oder in einer der Tanzgruppen mitmachen, die sich beim Karneval der Kulturen unter Leitung von Hakan Ceylan mit einer mitreißenden Show präsentieren. Die schnellen Tänze ‘gel gel’ (komm’, komm’) und ‘lorke’ laden zur Freundschaft ein.

Begründung der Juroren Steffi Garke und Kay Wuschek:

Die Gruppe konnte in einer kraftvollen und tänzerisch mitreißenden Performance das Publikum in ihren Bann ziehen.
Voller Überzeugung und Hingabe brachten die Jugendlichen ihren Stolz und ihre Lebensfreude zum Ausdruck.”

Friday, May 25, 2007

Brazine 24 traz novidades como classificados e concurso para próxima capa


A Brazine 24 começou a ser distribuída neste fim de semana no Carnaval das Culturas em Berlim. Nos estabelecimentos brasileiros de Kreuzberg era possível garantir gratuitamente o exemplar com 74 páginas.

O tema principal deste número é economia e comércio, mostrando, entre outros, como e porquê os produtos brasileiros ganham espaço no mercado alemão.

A novidade é a possibilidade de fazer, a partir da próxima revista, classificados a preços módicos, a partir de três linhas, no estilo “oferece” e “procura”.

Além disso a Brazine promove “Brazine Model Berlin”, um concurso para decidir quem irá ser a próxima capa.

Pode se candidatar quem for brasileiro, tiver entre 16 e 30 anos e residir legalmente em Berlim. As inscrições serão realizadas de 10 a 12 de junho.

Mais informações sobre o concurso e os classificados, o leitor encontra em breve neste espaço.

Para a distribuição, a iniciativa também depende do trabalho voluntário. Quem tiver disponibilidade para ajudar, entre em contato com info@brazine.de.

Os 15 mil exemplares da Brazine circulam na Alemanha, Áustria, Suíça e outros países nos quais contamos com assinantes.



Thursday, May 24, 2007

Humorista Mario Barth grava programa no Brasil


O humorista Mario Barth, de 34 anos, estará exibindo na próxima sexta-feira o programa “Mario sucht das Paradies” (Mario procura o paraíso) filmado no Rio de Janeiro e no Amazonas.

O público poderá conferir na RTL, às 22:15 horas, as aventuras do alemão no país tropical.

O berlinense contou com ajuda da moderadora brasileira Jana Ina e declarou ter passado onze dias recolhendo material para a produção.

Segundo ele, momentos de tensão dominaram a equipe quando a mesma se perdeu e foi parar com o furgão no meio de uma das favelas cariocas.

Além disso, Barth decidiu escalar o morro do Corcovado e seu auxiliador, um brasileiro que não falava nada de inglês ou alemão, se distraiu, deixando o humorista cair alguns metros até perceber e segurá-lo. “Levei um susto e o pior, quando avisamos o rapaz a reação dele foi um simples 'uupss'”, declarou em entrevista para o “Exclusiv Weekend”, no último domingo.

Giovane Elber, que no momento participa do “Let´s Dance”, também produção da RTL, aparece no filme na praia de Ipanema.

A idéia é mostrar ao expectador o lugal ideal para se viver.

A expectativa dele e da equipe era encontrar mulheres bronzeadas, estonteantes, como as que ele confere na televisão durante o carnaval, relatou o berlinense. “Foram dias no Brasil e nada. Nem uma mulher que parecesse com as beldades que vemos na TV. Por isso, um recado para as alemãs, vocês não precisam temer as brasileiras, aqui as mulheres são muito mais bonitas”, afirmou em sua última declaração sobre a experiência de fazer o programa nos trópicos.

Haverá reprise no sábado, às 16:40 horas.



Mais sobre “Mario sucht das Paradies”, clique aqui.

Tuesday, May 22, 2007

Monday, May 21, 2007

Giovane Élber mostra outros talentos em Let´s Dance

Depois de conquistar o coração de milhares de torcedores do futebol, Giovane Élber mostra, aos 34 anos, que seu gingado não serve apenas para o campo mas também para o palco. Desde a última segunda-feira, dia 14, ele integra o “elenco” do programa da rede de televisão RTL, o “Let`s Dance”, e já se apresentou duas vezes dançando ao lado da alemã Isabel Edvardsson.

A produção segue o estilo de outras do gênero já existentes como da BBC Strictly Come Dancing ou dos Estados Unidos, Dancing with the Stars, no quais personalidades, acompanhados de profissionais da dança, disputam o título de “melhor na pista” ao demostrarem seus talentos especialmente com ritmos latino-americanos.

Eles são avaliados pelos jurados no local e o público em casa pode influenciar em 50% na decisão, telefonando para o casal predileto. Élber surpreendeu ao mostrar boa performance e ainda, pelas declarações em alemão fluente nas diversas entrevistas que tem concedido.

No último domingo, em outro programa da televisão germânica, o jogador comentou estar gostando tanto de participar que pretende abrir uma escola de dança no Paraná quando voltar ao Brasil. As chances dele conseguir vencer são grandes, afinal, Isabel já chegou a final do programa em outra ocasião e Élber parece estar levando as aulas a sério. De acordo com o “diário” do jogador, no qual sua parceira Isabel, comenta como está sendo “treinar” Geovane, ele estaria admirado de perceber que a dança exige tanto do preparo físico e está com passagem marcada para seu retorno ao Brasil no meio de julho.

Élber jogou em vários times da Europa. Na Alemanha, atuou pelo atual campeão Stuttgart e pelo Bayern München. Na chamada Bundesliga (campeonato alemão), marcou 133 vezes e seria o jogador estrangeiro que mais fez gols em solo germânico. No ano passado, após atuar novamente no Brasil pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, ele declarou o fim de sua carreira como jogador em uma coletiva para a imprensa.

No site da RTL, em alemão, é possível conferir o vídeo dos casais dançando. Entre eles, claro, Élber e sua parceira.

http://rtl-now.rtl.de/ld.php

Sunday, May 20, 2007

Friday, May 18, 2007

Fotos de roqueiros em mostra gratuita em São Paulo

Bob Dylan, Led Zeppelin, Rolling Stones, Sex Pistols, John Lennon, Kiss, etc.

Estes e outros grandes nomes do rock foram “clicados” pelo fotógrafo Bob Gruen que, desde ontem, expõe seu trabalho no Museu de Arte Brasileira, em São Paulo, sob o título de “Rockers”.

Nascido em Nova York, esta é a primeira mostra do fotógrafo em um museu, da qual o curador é o cantor Supla.

Bob Gruen tem mais de 40 anos de carreira e estará comercializando seu livro durante a exposição, que é gratuita.

O MAB-Faap fica na rua Alagoas, 903, em Higienópolis.

A mostra pode ser visitada de terça a sexta das 10 às 20 horas, sábados, domingos e feriados, das 10 às 17 horas, até o dia primeiro de julho.


Para checar a agenda do museu, clique aqui.

Sunday, May 13, 2007

Knut ganha destaque na Folha de São Paulo

O texto abaixo está também na Brazine on line (www.brazine.de)!

"O jornal paulista Folha de São Paulo publicou no último dia 6 reportagem sobre o “ursinho Knut” sob o título 'Vida de ursinho é "Big Brother"' alemão' comentando o sucesso que o mais famoso habitante do Zoológico de Berlim está fazendo (de acordo com o jornal, as visitas triplicaram), os novos produtos lançados com a “marca Knut” e mesmo o destaque que ele tem tido nos veículos de comunicação.

O texto conta a história da rejeição da mãe e a motivação dos funcionários do Zoo de não deixarem Knut morrer, como ocorreu com seu irmão.

A matéria lembra ainda a polêmica gerada em torno da vida do urso polar (teve quem defendesse a morte de Knut já que não seria “natural” o ursinho ser criado por humanos) e comenta que já haveria cogitação de arrumarem uma namorada para Knut.

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0605200709.htm

http://www.youtube.com/watch?v=tBQRfKeIYZc (video e música do Knut)"

Wednesday, May 09, 2007

Votando nas novas sete maravilhas do mundo

Daqui exatamente dois meses, no dia 07/07/07, o mundo deverá conhecer as suas “novas” sete maravilhas.

A revelação será feita em uma festa de gala em Lisboa.

São 21 candidatos, entre eles o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que estão sendo escolhidos pelo público na homepage a seguir. Chile e Peru também estão entre os finalistas.

Para chegar aos 21, foram feitas outras seleções e votações, como mostra a história no site.

A “New7Wonders Foundation” (Fundação das novas sete maravilhas), responsável pela campanha, tem sua sede na Suíça e surgiu em 2001 com a missão de proteger os patrimônios da humanidade.

Parte do dinheiro arrecadado pela associação é revertido para restaurar e proteger os mesmos.


Para voltar, clique aqui.

Carioca experimenta “maior susto da vida” em Berlim





Após 11 anos em Berlim e algumas décadas de sua vida no Rio de Janeiro, a carioca Lúcia Silva levou, na sexta-feira, 27, o que considera o maior susto da sua vida. “Depois de viver anos entre os morros e a violência do Rio, jamais achei que aqui, no primeiro mundo, teria uma experiência desta. Foi a pior de todas, quase morri, não desejo o mesmo para ninguém”, recorda.

Eram 20:30 quando ela e o namorado sentiram o primeiro sinal de anormalidade daquela noite. A porta entre o corredor e a sala abriu sozinha enquanto assistiam televisão.

Novamente fechada, resistiu apenas alguns segundos assim: saiu totalmente do lugar com a explosão que estilhaçou ainda as janelas fechadas. “Pensamos que tinha alguém nos atacando e quando chegamos no primeiro andar, percebemos o incêndio. As portas já estavam em chamas, tivemos de passar. Uma mulher quando desceu já estava intoxicada pela fumaça, na hora você só pensa em fugir, dá impressão que o prédio vai desabar”, relata a carioca.

Tudo teria acontecido por que seu vizinho, chamado pelo tablóide Berliner Kurier de Thomas E, de 44 anos, teria tentado se matar levando junto consigo os moradores do prédio de Lúcia e do prédio ao lado.

Depressivo após o suicídio do namorado no ano passado, ele teria espalhado “bombas de gasolina” na frente de cada porta.

Lúcia comenta ainda a existência de uma câmera instalada por ele no porão há algum tempo. “Achamos estranha esta história da câmera mas ele em si, parecia normal.”

Um vizinho do outro prédio que estaria fazendo um churrasco no jardim, sentiu cheiro de gasolina e encontrou os “preparativos” da explosão, chamando a polícia. Por isso que a mesma se encontrava no local no momento em que a residência da Lúcia já estava em chamas.

Descalça, de camiseta e calça jeans, Lúcia largou tudo para trás e assim também andou pela primeira vez na sua vida em uma viatura policial. “Tivemos ajuda da Cruz Vermelha e da polícia a noite inteira”.

Ela conta que um policial se machucou, animais de estimação morreram e outros passaram mal por causa da fumaça. “Poderia ter sido muito pior, o prédio queimou demais.

A novela apenas começou. Foram cinco dias sem saber onde ficar (a primeira noite em um hotel, a segunda, numa instituição, a terceira em casa de amigos) e sem ter acesso aos objetos, documentos e afins largados na pressa na Warschauer Straße.

A permissão para pegar algumas coisas durou pouco, mas foi o suficiente para Lúcia ter uma idéia dos estragos e conferir que as labaredas acabaram com a entrada do que um dia chamou de casa. “Já vi que o lustre, o ventilador e outras coisas quebraram. Sem falar que está tudo coberto de pó. Vai demorar para colocar a vida de novo em ordem”

Apesar de chocada com a história, ela agradece o fato de estar recebendo todo o apoio, inclusive do Governo e admite que pode acontecer em qualquer lugar. “Acho que em todo prédio pode morar um louco, estou feliz de estar bem e viva.”

O que se sente por alguém como o suicida? “Dá muita raiva mesmo assim não desejo mal, dizem que ele está muito machucado no hospital mas não sei não, ninguém viu ele sendo levado. Pior que eu acho que ele vai tentar de novo.”

Agora ela e o namorado procuram um novo lar. Mas o trauma ficou. “e não posso ouvir barulho de polícia, ambulância, bombeiro. Voltam as cenas daquela noite.”

Lúcia acredita, no entanto, que irá superar o trauma com o tempo. Pelo menos a carioca teve a chance de ver o quanto é querida pela comunidade brasileira: assim que a notícia espalhou, começou a ganhar objetos, roupas e o mais importante, apoio e carinho. “Muito bom perceber quanta gente gosta de você, quero agradecer muito a todos”.