Tuesday, July 03, 2007

Recordar é viver....show da Elba...

Por Sandra Mezzalira Gomes
De Berlim

A última partida do 18° Torneio Mundial de Futebol será realizada às 21 horas de hoje quando a França enfrenta a Itália no Estádio Olímpico em Berlim. A Alemanha garantiu a terceira colocação ao vencer Portugal ontem, por 3 a 1.

A torcida comemorou até altas horas da madrugada e os jogadores estiveram hoje, domingo, na Fan Fest para agradecer o apoio. Tanto o saguão da Casa das Culturas do Mundo, a Fan Fest e a mini arena Adidas estavam lotados, com a maioria visivelmente torcendo para a Alemanha. Na mini arena, a sensação era quase de se estar realmente no estádio pela quantidade de bandeiras e gritos de guerra da torcida. Mais uma bela festa deste campeonato.

O colombiano Juanes, famoso pela canção "La camisa negra", garantiu o bom astral antes da partida da Alemanha contra Portugal, se apresentando por volta das 18 horas no local, em frente ao Parlamento alemão (Reichstag).

O show integra sua turnê internacional na qual está interpretando músicas do último CD "Mi Sangre". Na platéia, as variadas bandeiras mostravam a diversidade de nacionalidades. O cantor, que demonstra nas letras sua preocupação com a paz e confraternização, insistiu várias vezes para o público se sentir "como um único país já que falamos diferentes línguas mas somos todos iguais".

Num estilo mesclando rock, reggae, música popular e latina, tocou por cerca de uma hora e meia para uma platéia que dançou, cantou, aplaudiu e interagiu. "É um prazer gigante estar aqui em Berlim está noite", admitiu Juanes. Nem a chuva, que começou na segunda canção do "bis", atrapalhou. Se alguns "fugiram" da parte aberta do mini estádio, a maioria ficou para ver o espetáculo até o fim, se protegendo da água como podia, com guarda-chuvas, bandeiras e blusas.

Após a partida, às 23 horas, foi a vez da cantora brasileira Elba Ramalho mostrar sua boa forma na Casa das Culturas do Mundo (Haus der Kulturen der Welt), que abriu o concerto com „Sandália de Prata" e deu um dos espetáculos mais agitados desta Copa da Cultura. "Parabéns aos alemães pela vitória", lembrou a artista. "Chão de Giz", "Xote das Meninas", "Bate Coração", „Banho de Cheiro", "Ai, que saudade d’ocê" foram algumas das várias músicas do show.

Antes de interpretar "De volta pro meu aconchego", Elba perguntou quem estava com saudades do Brasil e emocionou a platéia, que cantou junto. Com mais de 50 anos, Elba demonstrou muita energia e fôlego, se movimentando praticamente o tempo todo das quase duas horas de show, contando ainda com um casal de dançarinos que participaram em vários momentos. Seu repertório trouxe um pouco da produção nordestina como baião, maracatu, xote, frevo, pastoril, caboclinhos e forrós.

Interagindo o tempo todo com a platéia, se deixou fotografar com várias pessoas enquanto cantava, permitiu que alguns casais do público dançassem no palco e até quando uma garota começou a jogar capoeira com Elba, ela demostrou conhecimento no assunto e arriscou um pouco do movimento mas depois, comentou: "Quando capoeirista se encontra, já quer dar ‘pernada’. Mas com este meu salto e minha saia, ia ser um desastre".

Foi possível conferir ainda seu talento no violão e na percussão, tocando triângulo e atabaque. Para quem não sabe, ela começou a carreira tocando bateria no conjunto "As Brasas", formado somente por mulheres em 1968, de acordo com seu website oficial.

No comments: