Wednesday, February 18, 2009

Embaixada de Berlim abre vaga para Auxiliar Administrativo

A Embaixada de Berlim abriu neste mês vaga para Auxiliar Administrativo. Os documentos e requisitos necessários foram publicados no edital a seguir.

Mais informações com a própria embaixada. http://brasilianische-botschaft.de/2009/02/09/processo-seletivo-edital-012009/

EMBAIXADA DO BRASIL EM BERLIM

EDITAL 01/2009

A Embaixada do Brasil em Berlim faz saber aos interessados, por meio da Comissão de Seleção designada pelo Encarregado de Negócios do Brasil, que realizará processo seletivo para a contratação de 1 (um) Auxiliar Administrativo, na forma do Decreto nº 1.570, de 21/07/95, e da Portaria do Ministro de Estado das Relações Exteriores, de 12/09/95, e consoante as normas do presente Edital.
Obs.: Houve alteração nos itens 3.3 e 3.4 do presente Edital (em 11.2.09).

1. Regime da Contratação.
1. Regime da Contratação.
1.1 Auxiliar Administrativo é o empregado contratado localmente para prestar serviços técnicos, administrativos ou de apoio, em tempo integral. As relações trabalhistas do Auxiliar Administrativo com a Embaixada do Brasil em Berlim são regidas pela legislação trabalhista da República Federal da Alemanha.

2. Emprego e Atribuições.
2.1. O contratado deverá (a) estar preparado para realizar atendimento ao público com eficiência, atenção e cortesia; (b) ter habilidade para trabalho em equipe, mantendo bom relacionamento com os colegas; (c) ser dotado de apurado senso de organização; (d) demonstrar domínio das línguas portuguesa e alemã; e (e) apresentar conhecimentos básicos de informática.
2.2. Competirão, ao funcionário contratado, tarefas de natureza administrativa, tais como, mas não exclusivamente, atendimento aos públicos interno e externo, manutenção e atualização de arquivos, elaboração e expedição de documentos, serviços de secretariado e de administração em geral.
2.3. Não obstante o acima descrito, o contratado não se poderá eximir de receber atribuições diferentes daquelas descritas ou recusar-se a, no futuro, ocupar função dentro da mesma categoria de emprego em outro Setor da Embaixada que não aquele em que for inicialmente lotado.
3. Inscrição.
3.1. Os interessados em concorrer ao processo seletivo deverão remeter a seguinte documentação à Comissão de Seleção, por via postal registrada, no endereço indicado no parágrafo 3.2. abaixo, até 27 de fevereiro de 2009:
a) carta de requerimento de inscrição;
b) curriculum vitae
c) certificado de conclusão de curso secundário;
d) fotocópia de documento de identidade, comprovando idade mínima de 18 (dezoito) anos;
e) comprovação de situação regular de residência e de permissão legal para o exercício de atividade remunerada na República Federal da Alemanha, no caso de brasileiros ou de nacionais de terceiros países;
f) se brasileiro(a), certidão de quitação eleitoral;
g) se brasileiro do sexo masculino, fotocópia do documento de quitação com o serviço militar;
h) se brasileiro(a), declaração assinada pelo próprio candidato de que não ocupa cargo, emprego ou função pública, bem como de que não recebe nenhum tipo de proventos do Governo Brasileiro;
i) atestado de aptidão física e mental; e
j) atestado de bons antecedentes com até 03 meses de emissão.
3.2. Toda a correspondência relacionada com o presente processo de seleção deverá conter claramente o nome, endereço, telefone, e-mail e número de fax do remetente (quando existentes), e será dirigida ao seguinte endereço:
Brasilianische Botschaft
Abteilung Verwaltung
(Ref. processo seletivo 01/2009)
Wallstrasse 57
10179 Berlim
3.3. Será denegada a inscrição do candidato que não encaminhar à Comissão de Seleção, por via postal registrada e no prazo regulamentar, toda a documentação relacionada nos itens “a” a “i” do parágrafo 3.1. acima.
3.4. Em razão dos prazos do Departamento de Assuntos Civis (Bürgeramt), o atestado de bons antecedentes, item “j”, parágrafo 3.1 acima, será aceito até 13 de março de 2009, devendo ser encaminhado à Comissão de Seleção, da forma descrita no parágrafo 3.3 acima.

4. Seleção Prévia.
4.1. Será realizada aferição, à vista dos curricula e dos resumés, da habilitação e experiência dos candidatos para a vaga.

5. Fases da seleção.
5.1. 1ª Fase. Os candidatos cujas inscrições forem aceitas na seleção prévia, serão submetidos a teste escrito, que consistirá basicamente de duas questões em português e duas questões em alemão. A prova escrita será realizada no dia 10 de março de 2009, aplicando-se as seguintes normas gerais:
a) o teste será respondido com caneta preta ou azul;
b) o teste será desidentificado no momento de sua entrega ao aplicador, não podendo constar das folhas de resposta o nome do candidato ou algum outro sinal identificador da autoria da prova;
c) será desqualificado o teste que apresentar algum sinal que possibilite sua identificação.
d) serão aprovados os candidatos que obtiverem a nota mínima de 7 (sete), em escala de 0 a 10 (máxima), e não haverá segunda chamada.
5.2. O resultado das provas da 1ª fase será divulgado em 20 de março de 2009.
5.3. 2ª Fase. Os candidatos que forem considerados aprovados no teste escrito serão chamados para entrevista com banca examinadora constituída para esse fim, que lhes atribuirá pontos em uma escala de 0 a 100, com base nos seguintes quesitos:
- currículo;
- experiência profissional;
- apresentação pessoal; e
- desembaraço e fluência em português e alemão.
5.4. Data para a 2ª fase. A entrevista com a banca examinadora será realizada em 24 de março de 2009. Cada candidato aprovado na 1ª fase será informado oportunamente do horário de sua entrevista.

6. Resultado e prazo de validade do processo seletivo.
6.1. O nome do candidato selecionado será divulgado até 31 de março de 2009.
6.2. Este processo seletivo terá validade de 12 (doze) meses, contados da data de divulgação do seu resultado final. Os candidatos considerados aptos poderão ser aproveitados quando da existência de vaga na categoria de emprego a que se candidataram, dentro do período de validade mencionado

7. Recursos.
7.1. Do resultado do processo seletivo, em qualquer das fases, caberá recurso, no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, ao Encarregado de Negócios do Brasil em Berlim. Os recursos serão julgados de pronto e comunicados imediatamente aos recorrentes.

8. Contratação.
8.1. A contratação do candidato aprovado será efetivada após a divulgação do resultado final do processo seletivo. Ficará, entretanto, condicionada à entrega dos originais da documentação comprobatória das exigências “a” a “j”relacionadas no parágrafo 3.1. acima.
8.2. A contratação terá, inicialmente, caráter experimental, por um período de 06 (seis) meses.
8.3. O candidato aprovado deverá apresentar-se para trabalhar no dia 06 de abril de 2009 e deverá cumprir a jornada semanal de 40 (quarenta) horas, sendo a carga diária de trabalho prevista não superior a 8 (oito) horas, com intervalo de 1 (uma) hora para almoço.
8.4. A remuneração mensal bruta será de €2.120,00 (dois mil, cento e vinte euros), da qual será descontada a contribuição previdenciária e securitária a cargo do contratado, nos termos da legislação trabalhista alemã em vigor.

9. Disposições Gerais.
9.1. As datas previstas neste Edital poderão sofrer alterações, a critério da Comissão de Seleção.
9.2. Os casos omissos serão decididos pela Comissão de Seleção.

Berlim, 09 de fevereiro de 2009.

A Comissão de Seleção

2 comments:

clabrazil said...

O salário é bem baixinho...

Sandra Mezzalira Gomes said...

Pelo menos não é em reais!! ;-)

Mas realmente, é uma jornada e tanto e não diria que é fácil lidar diretamente com o público mas pra quem tá precisando, está valendo... :-)