Friday, February 13, 2009

Auto-flagelo com um espelho?

Agora estão invertendo o jogo....tudo teria sido "auto-flagelo"! (leia os dois posts anteriores para entender melhor o caso)

Observando as imagens dos cortes no corpo da advogada pernambucana Paula Oliveira, ao ouvir as "acusações de auto-flagelação" só posso pensar que, além de maluca e muito sangue frio, ela teria de ter um espelho para poder se cortar tão perfeitamente com as letras do partido de extrema direita!!!

E sim, um mulher grávida de gêmeos, que pretende casar com o marido e está com a vida "feita" na Suíça, de repente decide que não quer mais os bebês e se machuca até perdê-los, usando friamente um estilete!!!

Sinceramente, não sei como a polícia suíça consegue sequer cogitar tal hipótese, me "ferve o sangue" de raiva ler estas notícias. Além de todo o sofrimento que Paula deve estar passando no momento, ouvir este tipo de coisa, como já disse em um comentário neste blog, é muito injusto. Ela merece, no mínimo, pedido de desculpas pela acusação.

Não conheço minha conterrânea pessoalmente para defendê-la assim mas não consigo acreditar que tudo não seja uma "jogada" das autoridades européias para desviar a atenção do verdadeiro problema: o racismo contra estrangeiros.

E se estiver errada, o que eu não acredito neste caso, sou a primeira a me retratar e pedir desculpas aos policiais suíços. Pelo menos estou sendo mais educada do que a maneira que trataram minha conterrânea até agora.

Mais um detalhe: publiquei nos comentários o que uma garota escreveu num fórum de brasileiros na Alemanha sobre outra experiência semelhante e reproduzo novamente aqui para reflexões:

"Em 2004 teve um caso de uma turca grávida de 6 meses que foi atacada no Krampusnacht, aqui em Munique. Ela perdeu o bebe. O caso nao teve muita repercussao, umas notícias diziam que o bebe já estava morto quando ela foi atacada, outras lancavam a idéia de que o bebe podia ser de uma relacao extra-conjugal e na verdade os agressores podiam ser mandados pela família...vamos ver o que os suicos falam da brasileira, se chegarem a falar alguma coisa. Nao espero muito respeito pela vítima"

Em tempo: em todos estes anos de Alemanha, aprendi a amar e respeitar este país assim como não posso reclamar dos alemães, com uma ou outra exceção, sempre fui muito bem recebida como estrangeira. Eles costumam ser inclusive super curiosos e abertos para novas culturas, assim como os demais europeus.

Para mim, estes casos são isolados, como temos diversos problemas assim também no Brasil, temos aqui. Mas mesmo sendo isolados, eles não podem ser, em nenhuma hipótese, "abafados"!

2 comments:

Anonymous said...

Oi Sandra,

Com relação ao post que deixei ontem, em que eu havia lido aqui em São Paulo notícias dando conta de que a agressão teria sido resultado de auto-flagelo, segundo autoridades policiais suiças, indico matéria no link http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3513516-EI5030,00-Brasileira+pode+ter+feito+os+proprios+ferimentos+diz+policia.html

É importante esclarecer que todo sistema jurídico civilizado pressupõe a presunção de inocência ou do benefício da dúvida, o que torna condenável o procedimento da polícia de sair plantando notícias dessa espécie antes da devida apuração dos fatos.
A advogada não poderia, em primeiro lugar, ter sido maltratada e interrogada por homens, e nem pressionada a desistir de sua queixa, como parece ter ocorrido.
E agora já falam até mesmo em expulsão.
Pergunto : alguém seria louco a ponto de perder os filhos gêmeos no próprio ventre sem motivo aparente?
Eu me recordo de uma viagem que fiz à Europa em 88, e hospedei-me na casa de um amigo brasileiro que morava próximo a Zurich, se não me engano na localidade de Winterthur, e ainda tinha aquela visão ingênua de que a Suiça era um mundo civilizado e imune às mazelas de terceiro mundo, como crimes, assassinatos, violência contra imigrantes etc., a não ser em casos esporádicos.
Diante da minha ingenuidade, meu amigo disse-me "vamos dar um rolê pra você conhecer melhor isso aqui", e levou-me a uma praça pegada na Banhofstrasse, uma das ruas mais caras do mundo, em que havia uma área frequentada por viciados em drogas. Fiquei chocado por ver as pessoas em condições animalescas, seringas no chão, estiletes, armas brancas, até mesmo presenciei um suiço furtando frutas de uma loja, gente vomitando, hostilizando estranhos.
A questão da imagem que os europeus fazem questão de blindar é de um cinismo atroz!
Um abraço,
Sérgio

Sandra Mezzalira Gomes said...

Bom dia Sergio, obrigada pelo link! Foi este também que achei ontem falando do caso...

é ridículo esta posição da polícia, arrogante aliás! Ouvi que estão organizando uma passeata (brasileiros) por lá. Espero que o assunto não caia no esquecimento como eles querem.

Inclusive já pensei em escrever um post em inglês para que todo mundo entenda o que está acontecendo...acho agora importante debater para não se repetir.

Vc tem razão quanto a imagem da Europa. Eu mesma já tive a carteira roubada aqui em Berlim em plena segunda a tarde. Vacilei, a tal sensação de segurança que, infelizmente, não existe realmente.

Uma boa sexta para vocês, aqui está muito frio mas o sol hoje está brilhando o que nem sempre acontece! ;-)

Um abraço