Tuesday, May 30, 2006

Alemanha altera sistema de transporte e trânsito para garantir eficiência durante Mundial















Eficiente sistema de transporte em Berlim (foto acima SMG) ganhou reforços com a recém-inaugurada Hauptbahnhof (foto Simon Kijewski)

e fez várias reformas para Copa, entre elas na linha U1, uma das mais antigas da capital (foto abaixo SMG com Museu Técnico de ao fundo)


Por SANDRA MEZZALIRA GOMES

Se os "ônibus que falam a próxima parada", os trens de metrôs com pequenas televisões, os altos-falantes na parede que são pontos de informação, assentos estofados, botão para parar em vez da nossa "cordinha", pontualidade, organização e outros confortos dos veículos que compõem o sistema de transporte da Alemanha já costumam impressionar os brasileiros, a promessa das empresas responsáveis como, no caso de Berlim, a BVG (lê-se "bê fau guê"), é de eficiência no deslocamento, atendimento e serviços durante o Mundial.
Várias mudanças foram e estão sendo realizadas para se garantir chegar rápido e com conforto ao destino desejado em solo germânico. O bom atendimento também não foi deixado de lado, tanto que na capital alemã, motoristas e outros funcionários receberam lições de inglês básico e as informações faladas em estações ferroviárias serão agora também ditas em língua estrangeira.
O número de veículos será aumentado em pelo menos 30% e o próprio mapa do Metrô foi modificado com uma nova linha chamada "24 horas". Agora em maio, a empresa terminou algumas obras construindo, por exemplo, elevadores como o da Ubahnhof Theodor-Heuss Platz e o U Bahnhof Olympia Stadion, inaugurou 1,7 quilômetros para ampliar a linha do bonde da linha M10, ligando Eberswalder Straße com a Nordbahnhof e continua trabalhando em melhorias.
Novidade também para a Copa é a brochura da empresa que será traduzida para o inglês, francês e espanhol, distribuídas nas linhas 100 e 200, informando o visitante também como chegar aos pontos turísticos sem ter de pagar um tour extra. Alguns passeios de barco inclusive podem ser feitos com o tíquete da BVG.
Bom lembrar que os portadores do ingresso para as partidas do Mundial podem usá-lo como bilhete para transporte no dia do jogo nas doze cidades-sede da Alemanha (os chamados tíquetes Kombi/ leia mais na coluna de 10 de abril ou na própria Revista Brazine que está um verdadeiro Guia para o brasileiro nesta Copa).
Antes de comprar seu bilhete, confira também preços, opções e promoções. Normalmente o tíquete do dia (5,80 euros) pode sair mais em conta do que comprar a cada vez separado (2,10 euros), assim como o do mês (67,00 euros) pode ser bem mais barato do que comprar um por semana (25,40 euros).
Procure informar-se ainda como funciona cada tíquete, afinal, com o avulso (Einzelfahrausweis, que custa 2,10), pode-se circular em Berlim por duas horas mas não pode usar o mesmo caminho na ida e na volta (parece um pouco ilógico mas é verdade!). Existe também o chamado Fahrausweis für Kurzstrecken (bilhetes para pequenos trajetos), que custa apenas 1,20 mas dá direito a andar apenas um determinado número de estações, dependendo se é ônibus ou trem. Já o bilhete para o mês, o Monatskarte, compensa aos que ficarem um pouco mais de tempo em Berlim, não tem restrições (pode-se andar em praticamente tudo a hora e do jeito que quiser) e ainda dá direito a levar acompanhante após às 20 horas.
O brasileiro deverá estranhar ainda a falta de catracas e bilheterias nas estações de metrôs. Além das grandes máquinas amarelas das estações as quais devolvem troco e aceitam cartões de Banco, os quiosques também costumam vender tíquetes. Para validá-los (exceção do Monatskarte que a data já vem impressa), há "carimbos" nas entradas (também amarelos). O controle para conferir os tíquetes (e quem não tiver paga 40 euros de multa) é feito aleatório 24 horas por dia e pode aparecer tanto vestido como um funcionário uniformizado, uma senhora a paisana e até mesmo um "punk"*. Enfim, bem-vindo à Alemanha

*Tarifas de hoje (30 de maio) para a região AB de Berlim/ Atenção, os funcionários do controle se identificam com crachás e normalmente não recebem a multa na hora, por isso, desconfie. Já vi funcionário disfarçado de punk e de vendedor de jornal, mas o contrário, pessoas que se aproveitam e fingem ser funcionários para pegar o dinheiro da multa, também acontece. Raramente, mas acontece.

No comments: