
Eficiente sistema de transporte em Berlim (foto acima SMG) ganhou reforços com a recém-inaugurada Hauptbahnhof (foto Simon Kijewski)


Por SANDRA MEZZALIRA GOMES
Se os "ônibus que falam a próxima parada", os trens de metrôs com pequenas televisões, os altos-falantes na parede que são pontos de informação, assentos estofados, botão para parar em vez da nossa "cordinha", pontualidade, organização e outros confortos dos veículos que compõem o sistema de transporte da Alemanha já costumam impressionar os brasileiros, a promessa das empresas responsáveis como, no caso de Berlim, a BVG (lê-se "bê fau guê"), é de eficiência no deslocamento, atendimento e serviços durante o Mundial.
Várias mudanças foram e estão sendo realizadas para se garantir chegar rápido e com conforto ao destino desejado em solo germânico. O bom atendimento também não foi deixado de lado, tanto que na capital alemã, motoristas e outros funcionários receberam lições de inglês básico e as informações faladas em estações ferroviárias serão agora também ditas em língua estrangeira.
O número de veículos será aumentado em pelo menos 30% e o próprio mapa do Metrô foi modificado com uma nova linha chamada "24 horas". Agora em maio, a empresa terminou algumas obras construindo, por exemplo, elevadores como o da Ubahnhof Theodor-Heuss Platz e o U Bahnhof Olympia Stadion, inaugurou 1,7 quilômetros para ampliar a linha do bonde da linha M10, ligando Eberswalder Straße com a Nordbahnhof e continua trabalhando em melhorias.
Novidade também para a Copa é a brochura da empresa que será traduzida para o inglês, francês e espanhol, distribuídas nas linhas 100 e 200, informando o visitante também como chegar aos pontos turísticos sem ter de pagar um tour extra. Alguns passeios de barco inclusive podem ser feitos com o tíquete da BVG.
Bom lembrar que os portadores do ingresso para as partidas do Mundial podem usá-lo como bilhete para transporte no dia do jogo nas doze cidades-sede da Alemanha (os chamados tíquetes Kombi/ leia mais na coluna de 10 de abril ou na própria Revista Brazine que está um verdadeiro Guia para o brasileiro nesta Copa).
Antes de comprar seu bilhete, confira também preços, opções e promoções. Normalmente o tíquete do dia (5,80 euros) pode sair mais em conta do que comprar a cada vez separado (2,10 euros), assim como o do mês (67,00 euros) pode ser bem mais barato do que comprar um por semana (25,40 euros).
Procure informar-se ainda como funciona cada tíquete, afinal, com o avulso (Einzelfahrausweis, que custa 2,10), pode-se circular em Berlim por duas horas mas não pode usar o mesmo caminho na ida e na volta (parece um pouco ilógico mas é verdade!). Existe também o chamado Fahrausweis für Kurzstrecken (bilhetes para pequenos trajetos), que custa apenas 1,20 mas dá direito a andar apenas um determinado número de estações, dependendo se é ônibus ou trem. Já o bilhete para o mês, o Monatskarte, compensa aos que ficarem um pouco mais de tempo em Berlim, não tem restrições (pode-se andar em praticamente tudo a hora e do jeito que quiser) e ainda dá direito a levar acompanhante após às 20 horas.
O brasileiro deverá estranhar ainda a falta de catracas e bilheterias nas estações de metrôs. Além das grandes máquinas amarelas das estações as quais devolvem troco e aceitam cartões de Banco, os quiosques também costumam vender tíquetes. Para validá-los (exceção do Monatskarte que a data já vem impressa), há "carimbos" nas entradas (também amarelos). O controle para conferir os tíquetes (e quem não tiver paga 40 euros de multa) é feito aleatório 24 horas por dia e pode aparecer tanto vestido como um funcionário uniformizado, uma senhora a paisana e até mesmo um "punk"*. Enfim, bem-vindo à Alemanha
*Tarifas de hoje (30 de maio) para a região AB de Berlim/ Atenção, os funcionários do controle se identificam com crachás e normalmente não recebem a multa na hora, por isso, desconfie. Já vi funcionário disfarçado de punk e de vendedor de jornal, mas o contrário, pessoas que se aproveitam e fingem ser funcionários para pegar o dinheiro da multa, também acontece. Raramente, mas acontece.
No comments:
Post a Comment