Saturday, May 27, 2006

Aplaudido em pé, Gil faz platéia cair no samba em Berlim











Por SANDRA MEZZALIRA GOMES

Até Gilberto Gil entrar no palco da Casa das Culturas do Mundo (HKW), por volta das 20:30, teve quem ainda procurasse a fileira e o lugar numerado para sentar. Outros parece que previam a desnecessidade do assento em um show no qual o corpo é convidado a se mexer. E se nas duas primeiras músicas o público já se soltou um pouco mais, após "Andar com a fé" e "Aquele abraço" a maioria dos assentos ficaram vazios e os corredores entre as cadeiras foram transformados em pistas de dança. Se a acústica, a iluminação e a performance de Gil mereceram elogios, houve reclamações de que o local seria mais adequado para um filme ou teatro. Mas brasileiro é famoso por dar um jeitinho e a atmosfera alegre do ambiente acabou contagiando a maioria da platéia que, se não caiu no samba, aplaudiu em pé.

Gil, ao lado de quatro músicos, mostrou excelente forma física interpretando as variações musicais brasileiras mescladas à algumas estrangeiras, não parando um minuto de se mover no palco, cantando Maracatu Atômico, A Rita, Soy Loco Por Ti América, Não Chores Mais, Imagine, entre outras, tendo como feedback a animação dos presentes que, ao ouvirem Asa Branca formaram até trenzinho. No final do show cerca de 30 pessoas foram mais além e, no ritmo da música o Balé de Berlim, a única canção feita por Gil recentemente, invadiram o palco para sambar junto com o cantor, fechando em clima de carnaval de rua.

Entre os que não pouparam aplausos estava Hans-Christian Ströbele, do Partido Verde alemão e o embaixador brasileiro Luiz Felipe de Seixas Corrêa.

Muita procura para pouca demanda

A confusão foi enorme no saguão da HKW entre 19 e 20 horas e a irritação dos funcionários responsáveis pela distribuição do ingresso, visível. A própria reportagem constatou os problemas com o credenciamente para realizar a cobertura, que só foi possível após muita paciência, sorte e respirar fundo para não responder a um atendimento um tanto agressivo e quase histérico por parte de uma das funcionárias do guichê.

Sem conferir os nomes com os envelopes que continham os ingressos, muitos aproveitaram a confusão para entrar como imprensa. Entende-se. Teve quem se postou na fila para conseguir o bilhete gratuito ainda pela manhã e ficou frustrado com o resultado.

fotolegenda: Gil mostrou perfeita forma no palco (foto colaboração de Fernando Miceli)
Casa das Culturas nas cores da bandeira brasileira (SMG)

No comments: