Monday, May 29, 2006

"Que São Pedro nos ajude!"


Por SANDRA MEZZALIRA GOMES, de Berlim

Durante a coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 29 de maio, "São Pedro" mostrou do que é capaz: chuviscou, apareceu o sol, choveu forte, ventou forte, e finalmente estabilizou por alguns minutos. Tudo isso entre 11 horas e meio-dia. E se a cobertura foi suficiente para proteger os jornalistas, para o pátio do KulturForum, espaço no qual poderão entrar até seis mil e quinhentas pessoas nos dias do Heimatklänge (sons da pátria), não haverá outra solução além de torcer pelo bom tempo.
E se este então, colaborar com dias ensolarados ou pelo menos secos, o festival open-air promete agradar públicos variados: fãs do futebol que poderão acompanhar as partidas do telão e até testar o próprio desempenho nas mesas de pebolim, amantes da música alternativa com uma variada seleção inclusive Berimbrown (James Berim Brown)* para os brasileiros, àqueles que
simplesmente gostam do clima de festa de rua e querem provar comes e bebes exóticos da América Latina, África e Ásia ou até os pequenos que contarão, nos domingos 11, 18 e 25 de
junho, com uma área e programação especial para crianças.

Parte dos eventos da Fifa na Alemanha, o Heimatklänge mudou seu conceito este ano para se adequar às 32 seleções que estão no Mundial, observou Michael von Petrykowski, do Piranha Events. A África, no entanto, como sede da próxima Copa, tem destaque na festa. Outra mudança é o número de atrações que aumentou de seis para 24 bandas, em 25 dias de concerto. "Mudamos a programação por causa da Copa e iremos fazer show todos os dias. Esperamos que o clima nos ajude!", disse lembrando que, no ano passado, o Festival teve problemas por causa do mau tempo e o frio inesperado no início de agosto.
O Heimatklänge será de 9 de junho a 9 de julho no Kulturforum. O evento, que está na sua 18 edição e sempre tem como lema apresentar trabalho musical de outras culturas em Berlim, é organizado pela Piranha Events e conta com apoio de diversas instituições.
O "prefeito" do Mitte Berlim (Bezirksbürgermeister Mitte) Joachim Zeller salientou o fato da metrópole ter capacidade e porte para diversos eventos simultaneamente. "O último fim de semana foi um exemplo, tivemos cinco grandes festas e tudo correu bem, com exceção à tragédia do homicida que ninguém poderia mudar."
Programação, dias de festa e horários estão no www.heimatklaenge.com ou em www.piranha.de.

*Funk, Soul e Samba Reggae é a mistura que promete o mineiro Brown que estará em dois dias do Heimatklänge (26 e 27 de junho/ segunda e terça-feira. www.berimbrown.com.br),

Fotolegenda SMG : (da esquerda para a direita): Joachim Zeller (Bezirksbürgermeister Mitte), Christoffer Richartz (Leiter Besucher-Dienste/Staatliches Museen zu Berlim), Christoph Karbacher (Coordenador de Arte e Cultura OK Fifa WM 2006 de Munique), Andreas Leimbach-niaz (Iniciativa WM-Netzwerk & Libero kick off), Tobias Maier (Rádio Multikulti), Michael von Petrykowski e Anna von Hagen (Piranha Events)

No comments: