Saturday, May 27, 2006

Gilberto Gil abre oficialmente Copa das Culturas em Berlim



Por SANDRA MEZZALIRA GOMES

Jornalistas e artistas se encontraram nesta quarta-feira, 24 de maio, na Casa das Culturas do Mundo (Haus der Kulturen der Welt) para a abertura oficial da Copa das Culturas com a presença do ministro Gilberto Gil, que hoje fará, de graça (veja coluna 19 de maio), o primeiro concerto musical da programação das próximas seis semanas. Ao lado do embaixador brasileiro Luiz Felipe de Seixas Corrêa e o secretário de Políticas Culturais Sérgio Sá Leitão, Gil agradeceu a oportunidade de propagar a cultura brasileira na Alemanha, declarou ser gratificante e "estar muito feliz" por realizar as atividades que envolvem diversos aspectos culturais como teatro, dança, literatura, artes plásticas, cinema e música. "O futebol cresceu como expressão cultural nos últimos anos, como fenômeno para a mídia, a comunicação, os negócios", observou Gil, lembrando que a Copa da Cultura é mais uma prova de que os temas podem ser relacionados.
Ele compôs uma música para apresentar nesta quinta-feira ao público, "O Balé de Berlim" e garantiu que tocará também antigas canções.
Indagado sobre apresentações de brasileiros que não estão na lista do evento, como seria o caso da Daniela Mercury ou ainda, a Copa OFF (leia coluna 18 de maio), Gil enfatizou ser fundamental divulgar a cultura verde e amarela, esteja ela na Copa das Culturas ou não. "Mesmo os projetos sem a marca oficial estão sob o ’guarda-chuva’ do Ministério, cultura é o nosso primeiro produto de exportação. A Daniela preferiu vir sozinha para poder se apresentar em mais cidades da Alemanha", explicou.
Para o embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa, é importante mostrar para o mundo que o Brasil "é mais do que `Ronaldo`", que o país também é berço de artistas que produzem cultura diferenciada dos esteriótipos conhecidos na Europa e merecem ter seu trabalho divulgado.
Sucesso fez ainda a fitinha que a HKW preparou, imitando a do Senhor do Bonfim, com os dizeres "Copa da Cultura brasil+deutschland 2006". Gil elogiou a idéia e Leitão foi além, deu os três nós na frente da platéia desejando o sucesso da Copa das Culturas, o segundo lugar no Mundial para a Alemanha, e o primeiro, claro, pro Brasil.
A programação é extensa e está na Agenda da Brazine (www.brazine.de), além de sites como o do Minc (www.cultura.gov.br), o www.hkw.de e o da Embaixada Brasileira em Berlim (www.brasilianische-botschaft.de).

Foto: Gil, ao lado do embaixador, minutos antes do início da coletiva observa as fitinhas da Copa da Cultura imitando as fitinhas do Senhor do Bonfim. (SMG)

No comments: