Saturday, May 27, 2006

A Copa como "inspiração para greve" de vários trabalhadores


Por Sandra Mezzalira Gomes

Já não é de hoje que várias categorias profissionais ameaçam utilizar o período do 18 Torneio Mundial de Futebol, que será realizado na Alemanha de 9 de junho a 9 de julho, para chamar a atenção fazendo greve. Desde os funcionários da Coca-cola até os dos aeroportos de Berlim (que geraram uma grande polêmica ao declarar que poderiam parar os trabalhos bem quando milhares de turistas estarão desembarcando por aqui), o tema tem ocupado as páginas da imprensa alemã desde o ano passado.
Criativos foram os médicos, que saíram as ruas em 28 cidades do solo germânico com uma paralisação dia 3 de maio na qual o lema foi "Weltmeister - Medizin ohne Ärtze" (Campeão do mundo - Medicina sem médicos). Eles utilizaram a simbologia do gol sendo bloqueado pela burocracia. Os médicos tem protestado desde o ano passado contra várias reformas na legislação, os baixos-salários (pedem 30% de aumento), horas extras não remuneradas e melhores condições de trabalho.
O que vai acontecer durante a Copa, ninguém sabe. Em conversas informais as pessoas comentam que seria "uma vergonha" para a Alemanha se as greves ocorrerem bem nesta época. Outras consideram "egoísta" por parte de uma categoria ameaçar estragar a festa mundial, citando ainda os prejuízos que isso traria para a imagem do país. Há ainda quem defenda o direito dos funcionários de aproveitarem uma boa oportunidade.
Em um ponto, pelo menos, a polícia já se adiantou para evitar problemas: proibiu demonstrações por parte do NPD (Nationalsozialistische Partei Deutschland), principalmente perto dos estádios, durante o campeonato. Cinco protestos já estariam registrados em Leipzig e foram desmarcados.

No comments: