Saturday, May 27, 2006

Pena para Berlim e quem ama esta cidade




Por Sandra Mezzalira Gomes

Sai de casa às 21:30 daquela sexta-feira, 26 de maio. Cheguei na Friedrichstraße por volta das 21:50. Por burrice, peguei o S-Bahn, trem de superfície, até a Bellevue, passando pela Hauptbahnhof, estação ferroviária que, em minutos, estaria oficialmente inaugurada. Se tivesse andado da Friedrichstraße chegaria mais rápido ao local do show e talvez conseguisse um lugar melhor, ou mesmo encontrar meu amigo que estava em frente ao palco.
Fato foi que, totalmente perdida naBellevue, segui a multidão e cheguei a ponte de onde se avista a nova estação e a Casa das Culturas do Mundo. Em vários momentos no caminho pensei, este é um grande teste para a Copa, um aglomerado de pessoas que, de repente, não tem mais espaço para continuar e é obrigada a assistir tudo de onde está. E, apesar de alguns incômodos e um pouco de empurra-empurra, fiquei impressionada e emocionada ao ver a multidão admirando o espetáculo de luzes e fogos de artifícios que durou mais de 15 minutos sem participar efetivamente da festa mas civilizadamente em seu lugar, afinal, quem chegou tarde e não pegou lugar é "selber Schuld", quer dizer, responsável pelos seus atos....
Os que estavam ao meu lado, sobre a ponte, se apoiavam uns nos outros para conseguir um ângulo melhor, demos risada dos que "zoavam" com os mais altos, pedindo para abaixar, ou ainda com os aplausos quando alguém fechava o guarda-chuva, facilitando a visibiliade dos que estavam atrás. Em um momento que dois rapazes e uma moça um tanto arrogantes se aproximaram empurrando e exigindo o lugar para ver o show, tive certo receio e pensei, a polícia está centena de pessoas de mim, então saí de perto para evitar provocações ou problemas, prejudicando minha visão do espetáculo mas poupando briga.
Segui com a multidão de volta pelo caminho do Reichstag. Podia ter escolhido o outro lado e estar entre uma das 41 vítimas que, além do ferimento, agora ainda temem estarem infectadas com o vírus da Aids, segundo as últimas notícias da imprensa alemã (uma das primeiras vítimas é portadora do vírus).
Horrível e lamentável, mais ainda que por causa de uma pessoa descontrolada uma cidade tão maravilhosa como Berlim tenha sua imagem prejudicada. E falo com experiência, afinal, cheguei em outubro de 2000 pensando em ficar seis meses e simplesmente não consigo admitir a idéia de morar em outro lugar além de Berlim. Por que eu amo e me sinto segura aqui. Por que é uma das poucas metrópoles do mundo nas quais você se sente em uma cidade do interior, tudo funciona, as pessoas são simpáticas e prestativas, porque ainda é muito mais barata do que as outras capitais européias e acima de tudo, por oferecer mil e uma oportunidades de entretenimento e atividades culturais, nas quais a maioria se comporta super bem, se diverte, faz amizades, faz festa.
Meu Deus, eram quase um milhão de pessoas se espremendo para curtir o espetáculo. Um único desequilibrado agora estampa as páginas dos jornais contra a imagem de Berlim. Só quem mora aqui e ama esta cidade sabe o quanto dói.

Foto legenda: Berlim é lugar para se divertir e aprender com a história e população que já sofreram o suficiente, merece seus turistas e o sorriso estampado no rosto de quem visita esta metrópole multicultural

No comments: