Thursday, July 13, 2006

Artista brasileiro inaugura mostra e galeria em Berlim





































Compositor, violonista, cantor, baterista, baxista, pianista e artista plástico. Aos 37 anos, o carioca Hélio Boechat Seródio não cansa de inovar, investir em novas facetas e projetos. Em sua carreira musical, a novidade é o piano, instrumento pelo qual pegou mais gosto recentemente e, este ano, arriscou até apresentar-se em público nos Estados Unidos. „No começo deu uma certa tremedeira mas depois, deslanchou". O violão também está entre seus trabalhos favoritos. Tocando, Hélio se torna conhecido pelo mundo, especialmente para Nova York, onde conta ter morado cinco anos e se apresentar frequentemente. Foi lá, aliás, que foi gravado o Demo do seu último CD, Balacobaco, o qual também apresentava nesta quarta-feira à noite em Berlim.

A capital alemã virou residência do artista, da esposa (há 15 anos) Ulli Ulrike e da pequena Iara, que está prestes a completar três anos, desde 2005. Agora, Hélio resolveu investir, alugou um apartamento de cerca de 80 metros quadrados no segundo andar do prédio onde fica o bar brasileiro BR 101 (Torstrasse, 69, Berlim Mitte), reformou a casa transformando cozinha e banheiro em espaço para arte. A inauguração da mais nova galeria em Berlim, a Viramundo (Centro das Artes Independentes, o C.A.I), foi nesta quarta-feira, com uma mostra do próprio Hélio, que deve permancer um mês. O próximo provavelmente será o artista português Pedro Böse, que esteve prestigiando a abertura do local. Depois, a idéia é oferecer oportunidade para demais colegas. „Procuro principalmente os artistas contemporâneos e trabalhos em vídeo". Se quem está no Brasil quiser participar, basta enviar o material para a avaliação e seleção de Hélio e equipe.

Ele foi auto-didata com a pintura, mescla materiais como argila, gesso, alumínio, óleo sobre tela para suas obras e impressona com o discurso político e tonalidades que expressa nas mesmas. Já a paixão pela música começou ao ganhar o primeiro violão, com sete anos. „Minhas influências são várias como Villa Lobos, Tom Jobim, Torquato Mariano e Zeca Camargo, Hermeto Paschoal e os mais populares como Gil, Caetano", comenta, observando ser uma mistura dos ritmos samba, bossa nova, jazz que ajudam na sua inspiração pessoal. Fez universidades no Brasil e nos Estados Unidos e já conta com três CDs solos e dois trabalhos em conjunto com outros músicos. Sua primeira turnê no Brasil ocorreu em São Paulo, em 2004. „Financeiramente não compensa mas vale a pena para tocar com amigos e mostrar o trabalho". Ele tem uma banda lá e outra em Nova York, além de claro, a de Berlim.

A galeria deve interagir como o bar, já que se encontra no segundo andar do mesmo, possibilitando projeções de jogos de futebol, músicas, filmes e curtas, além do pequeno espaço onde se pode conferir shows ao vivo.

Mais informações sobre o artista ou endereço para enviar material/portifólio

Hélio Boechat Seródio
Diretor Artístico e cultural
Tel: 0170 / 234 3474
Dunckerstrasse, 7
10437 Berlin Deutschland - Germany

www.jazzdobrasil.com
www.cai-brasil.de







Google












No comments: