Wednesday, July 26, 2006

Berlim 40° graus

Essa linda garotinha é a Helô, filha da Bianca e do David, da Brazine. Fui falar tchau pra Meire, a mãe da Bi que voltou pro Brasil (deixando muitas saudades!) e claro, pra pegar a Helô um pouquinho no colo...










Os bares de praia ficam lotados com as altas temperaturas. O texto abaixo, escrevi na semana passada para a coluna da Brazine,
está, no entanto, ainda atual afinal, o calor continua "infernal"...


















Meus amigos ingleses que irão casar em setembro estiveram por aqui e foi ótimo encontrá-los no último domingo, pessoas super agradáveis. Tomara que dê certo para ir conferir ao vivo este casório, quero muito estar presente no dia "D", em setembro, na Inglaterra.





Na região central de Berlim, nesta última quinta-feira à tarde, os termômetros marcavam entre 37° e 39°C. Em locais mais afastados, chegava aos 40°, 41° C. Novidade para muitos, que jamais tinham visto a capital alemã com mais de 34°C. A medição oficial declarou ontem um novo recorde: 38,9°C.*

Outra diferença,é a quantidade de dias com sol raiando e temperatura alta. Quem mora aqui sabe que eles costumam ser poucos e que este ano, "São Pedro" tem sido pra lá de generoso. E a previsão é que o bom tempo continua por mais algumas semanas.

O calor tomou conta da Europa e causou até mortes dos que não souberam ter os cuidados necessários como beber muito líquido, evitar o sol mais forte, não entrar na água se estiver embriagado, entre outros. Problemas para alguns agricultores, preocupados com a seca e para os bombeiros, atentos aos incêndios nas florestas, que tem agora muita facilidade para se propagarem.

Tem alemão resmungando que assim também é demais, outros se deleitam por poderem curtir, em casa, temperatura dos trópicos. As opções para vestir um biquíni e aproveitar o sol são muitas: parques, bares de praias artificiais, rios e lagos, fontes e piscinas.

Na semana passada, quando o termômetro ainda estava entre os 30 e 32 graus, a reportagem flagrou um negócio no centro de Berlim fechado com uma placa justificando: "Wegen Hitze geschlossen" (Fechado por causa do calor). Imagina se a moda pega...

*Segundo a mídia alemã, ontem foi o 20 de julho mais quente desde que se começou a medir a temperatura em Berlim. Até então, 11 de julho de 1959, em Tempelhof, a capital tinha chegado ao seu máximo com 38,1°C.

PS: Uma das minhas visitas que esteve aqui durante a Copa, reclamou: "Como é quente esta sua cidade". Soou estranho, ainda mais para moradores de Berlim que estão acostumados com invernos rigorosos e têm obrigatoriamente no armário uma "jaqueta de verão". Peça de vestuário aliás, que não existe no Brasil!

PS: Quem estava na Festa de Abertura em Berlim, em 7 de junho, lembra que o dia estava mais para outono do que primavera. Impossível ir naquela quarta-feira à Fan Meile sem vestir uma jaqueta e pulôver. Estes extremos de temperatura são igualmente novidade para quem vem do país tropical, que conta com uma certa "estabilidade" climática.


obs: Dentro da programação da Copa da Cultura o artista José Rufino aprensenta, a partir desta quarta-feira, seu trabalho com Escultura e Desenho na sala de exposições da Embaixada Brasileira em Berlim. A mostra ficará até 25 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 19 horas.
Já as pinturas de Gustavo da Liña estão na Galerie Nering+Stern até 29 de julho. Sob o título Visões além das fronteiras" Brasil em Berlim - pode ser visitada das 13 às 18 horas.

Serviços: Embaixada Brasileira
Wallstraße, 57
10179 Berlin
(30) 72628131
www.brasilianische-botschaft.de

Galerie Nering+Stern
Auguststraße, 83 . 10117 Berlin-Mitte
030 30881977
www.neringundstern.com






Google












2 comments:

Luciana Wernersbach said...

Seu blog, como sempre, maravilhoso!!!
Adoro lê-lo e ver as fotos - isso me leva de volta pra junto de vcs por um instante!!!
beijos saudosos!

Sandra Mezzalira Gomes said...

Valeu Lu, a Helô é mesmo muito fofa né? Lembramos sempre de você e pode ter certeza que está pertinho de todos nós, no coração, mentes e claro, na revista!! Super bj