Tuesday, July 11, 2006

Seleção fez feio, brasileiros não -Final em Berlim

Ufa, ainda bem que o escocês parou por ai... :)






























O18° Torneio Mundial de Futebol foi um verdadeiro presente para a Alemanha. O país mostrou ao mundo que é organizado, eficiente e hospitaleiro. Durante o mês em que a bola rolou no campo em 64 partidas, nas ruas, os turistas descobriam uma terra com pessoas simpáticas e amistosas, ao contrário do esteriótipo tão fixado durante os últimos anos.
O povo tedesco pôde viver seu primeiro mundial mostrando estar realmente unificado e, sem medo ou vergonha como sempre tiveram pelo receio de serem acusados de nazistas, os fãs da seleção anfitriã exibiram suas camisetas e bandeiras nas cores preta, amarelo-ouro e vermelho, redescobrindo a própria pátria.
Apesar de pequenas ocorrências, como um carro que invadiu a festa na avenida 17 de Junho em Berlim, o Mundial foi realizado sem grandes problemas, a segurança foi quase perfeita, o sistema de transporte também. Considerada a melhor Copa do Mundo, até pelo presidente da Fifa Joseph Blatter, só quem vivenciou „in loco" sabe o quão bem fez o evento para a economia, o turismo e a auto-estima da população.
Quem levou a taça foi a Itália, os brasileiros, no entanto, deram um show à parte. Espalhados pelo solo germânico, distribuíram alegria, simpatia e muito samba. Se a seleção canarinho não mostrou em campo o que o Brasil é capaz, a torcida garantiu a admiração de vários estrangeiros. A Copa da Cultura fez ainda mais, divulgou um pouco da nossa produção artística para o mundo com concertos musicais, exposições, literatura e cinema. E ainda, os investimentos na „marca Brasil", com cartazes fazendo propaganda da caipirinha, café, frutas, destinos turísticos e outros produtos, espalhados por toda a cidade, asseguraram o slogan „O Brasil é muito mais do que futebol". Mesmo sem o hexacampeonato, ninguém pode dizer que o país tropical saiu perdedor desta Copa da Alemanha. Ao contrário.






Google












No comments: