Saturday, June 24, 2006

Arnaldo Antunes rouba cena em Berlim

































Os mais observadores encontraram Jorge Benjor, que entra hoje à noite no palco da Casa das Culturas, na platéia. (fotos: Sandra M. Gomes)


Quem conhece o trabalho de Arnaldo Antunes, sabe que ele tem várias facetas: escritor, poeta, compositor, artista, cantor....Tanto que já tem obra sua exposta em Berlim desde a última semana, na mostra A Imagem do Som - Futebol (leia o post do dia ....)
Por isso, a expectativa era de um show musical diferente e o que se viu na Casa das Culturas (Haus der Kulturen der Welt) nesta sexta-feira, em Berlim, foi uma mistura, como Arnaldo: entre performances e expressões faciais, malabarismos, movimento em palco, interação com seus músicos e público, ele apresentou o repertório do CD „Saiba", lançado há dois anos, tocou sucessos da MPB homenageando o poeta Paulo Leminski, outros músicos como Lupicínio Rodrigues e Noel Rosa, mostrou um pouco do seu trabalho com Titãs e com Os Tribalhistas.
Arnaldo entrou no palco escuro com seus cinco músicos às 23:10 com um globo terrestre brilhante e um „roupão de manicômio" vermelho, o qual teve quem interpretou como pijama mas os longos braços que permitem prender as mãos do „maluco", denunciavam.
Suas letras misturam romantismo, ironia, gírias e algumas são até „chocantes" mas parece essa ser a intenção do cantor: mexer com as emoções, provocar, despertar para a reflexão. Exemplo foi a interpretação de „Cachimbo", na qual, uma risadinha „macabra" de Arnaldo vinha após o pequeno refrão „tá assustado?"*.
Entre uma música e outras, agradeceu a presença do público, lamentou não poder falar em alemão (brincou só saber dizer „Danke schon"), expressou sua alegria por estar em Berlim, avisando que pretende voltar várias vezes e tentar aprender a língua, avisou que estará lançando em breve mais um CD e revelou que, em quase toda letra sua, é romântico („todas as canções que faço são, no fundo, de amor. É sempre o mesmo empenho, o mesmo arrepio").
Deixou o palco para se misturar à platéia algumas vezes e conseguiu fazer quase todo mundo ficar de pé nas últimas canções. Levou o público ao delírio cantando „Socorro", sucesso também na voz de Cássia Eller, e „O Pulso". „Ele é demais, muito astral, não esperava que fosse tão bom e foi excelente", comentava uma garota no fim do concerto.
Teve ainda quem contou, em conversas informais, que pensou em desistir de ir ao show por conhecer pouco o trabalho de Antunes. „Ainda bem que vim. Agora quero o CD dele, as letras são demais e ele é o máximo".
O cantor também percebeu este carinho. Tanto que fez dois bis e o concerto durou mais de uma hora e meia. No final, ele confessou: „Adoraria poder ficar tocando a noite toda, vocês são demais, obrigada por tudo. Vou voltar", assegurou. Esperamos mesmo que volte.

Site oficial do Arnaldo Antunes, com letras de música, biografia, livros, etc no http://www.arnaldoantunes.com.br/
Mais sobre a Copa da Cultura nos sites:
como www.hkw.de, www.brasilianische-botschaft.de ou do próprio Ministério da Cultura.

No comments: