Friday, June 09, 2006

Finalmente conseguindo postar! Milhares conferem Festa de Abertura em Berlim



Os alemães Diana, Pamela e Olaf foram conferir a festa multicultural na Avenida 17 de Junho em Berlim, na quarta-feira, substituindo a festa de Gala cancelada em janeiro












Pelé sendo aplaudido e Brasil marcando presença...



(Não acredito que não vou conseguir postar as fotos agora. O servidor do Blog ficou com problema o dia todo e eu, com tanto pra dividir neste espaço, sem conseguir entrar no mesmo! Bem agora, é muita sacanagem. Vou postar primeiro então um texto pra vocês terem uma idéia de como foi a festa e continuar tentando colocar algumas fotos...
(agora deu certo, espero!) )



Por SANDRA MEZZALIRA GOMES


Mesmo dois dias antes do apito inicial da Copa, a capital da Alemanha já começou a comemorar o Mundial e reuniu ontem milhares de pessoas para conferir a Festa de Abertura, evento em substituição à Festa de Gala, cancelada no início do ano. Num clima alegre e pacífico, a multidão conferiu na Avenida 17 de Junho shows como Simple Minds, a portuguesa Nelly Furtado, o grupo baiano Olodum ou os ingleses Right Said Fred e contou com presença de algumas personalidades alemãs. O prefeito de Berlim, Klaus Wowereit, agradeceu a presença de todos. "É o máximo que vocês tenham vindo mesmo com o cancelamento da Festa de Gala. Vamos mostrar para todos a nossa empolgação."
Quem também ocupou o microfone por longo tempo foi a moderadora Bárbara Schönenberg, responsável por chamar ao palco estrelas do futebol como o craque inglês Bobby Charlton, os alemães Paul Breitner e Jürgen Sparwasser e, com destaque inclusive da apresentadora, que o classificou como o melhor do mundo, Edson Arantes do Nascimento, Pelé. Super aplaudido, ele agradeceu o carinho e, questionado sobre quem levará o título, não vacilou em responder Brasil. "Temos de respeitar nossos adversários mas o Brasil não deverá ficar por baixo. Queremos ser novamente campeões. Tenho muito respeito pela Alemanha e futebol é sempre uma caixinha de surpresas, pode acontecer de tudo", declarou Pelé.
Na platéia, fãs de todas as idades, fantasiados ou não de acordo para o Mundial, faziam a "Ola", dançavam e cantavam. "Fiquei surpresa com tanta animação, afinal, somos alemães", brincou a berlinense Pamela G., de 26 anos, que trabalha na gastronomia e foi à festa ao lado da amiga Diana e do namorado Olaf. "É muito legal ver esta mistura de culturas", comentou avisando que não gosta de futebol mas está adorando a idéia de aproveitar as festas do Mundial.
Polêmico ficou o número de visitantes da festa: teve quem calculou 50 mil, outros chegaram aos 200 mil visitantes. O Berliner Zeitung chegou a publicar apenas 10 mil pessoas. Fato é que havia bastante espaço para quem se afastava um pouco dos palcos e telões. Os preços também estão mais caros do que Carnaval das Culturas. Assim, uma cerveja de 400 ml está saindo 3,50 euros. O banheiro, 0,50 centavos e uma bratwurst, 2,50 euros. A entrada é gratuita e o espaço da festa foi cercado por questões de segurança.
A polícia também circulou no evento e estava de prontidão nos arredores do mesmo. As pessoas e suas bolsas estão sendo controladas ao ingressarem no espaço que será palco de festa diária até dia 9 de julho.

No comments: