Friday, June 09, 2006

A emoção de estar presente na Festa de Abertura


Com Bruno, amigo de São Paulo que veio para conferir a Copa.




Por Sandra Mezzalira Gomes

Fomos a pé até a Festa de Abertura da Copa que Berlim promoveu nesta quarta-feira, dois dias antes do apito inicial. Eu, meu namorado e meu amigo Bruno, visita de SP que está aqui, claro, por causa do torneio. O Portão de Brandenburgo fica cerca de vinte minutos da minha casa em Kreuzberg. E já na Potsdamer Platz tomei um susto com todas as mudanças ocorridas nos últimos dias. Gol gigante, placas informando sobre a exposição sobre a vida do Pelé, até a lata de lixo foi pintada com motivos da Copa!
Ao longo do caminho entre a Potsdamer Platz a o Portão, placas avisando que o visitante não poderia entrar portando armas, garrafas de vidro e fogos de artifício. A área da festa, na avenida 17 de Junho, foi cercada e nas entradas, seguranças revistam bolsas e pessoas. Uma observação que tem de ser feita: no meu caso o rapaz mandou abrir a mochila, apenas olhou e me deixou entrar na festa. Só que um pulover escondia quase todo o conteúdo da mesma. Quer dizer, poderia ter sido fatal se eu tivesse más intenções como o adolescente que saiu esfaqueando as pessoas pelas ruas de Berlim no fim de maio.
Mas por sorte o público que estava lá parecia querer apenas se divertir e, com exceção de uma mulher que foi super mal educada comigo quando tentei pasasr e de uma loira que visivelmente havia bebido demais e, amparada por um amigo, ameaçava vomitar a qualquer momento. A atmosfera estava ótima, as músicas também (pena que perdi o Olodum porque divulgaram o horário errado ou eles entraram cedo demais no palco), as pessoas dançando, fazendo "Ola", agitando bandeiras, apitando, fantasiadas ou não, um público super misturado já em ritmo de futebol.
Momento emocionante foi ver Pelé ao lado de outros craques do futebol no palco, sendo super aplaudido e declarando a confiança na seleção brasileira, mesmo lembrando que tem várias seleções fortes e que futebol é uma caixinha de surpresas. Ou o show de laser e fogos de artifício encerrando a programação da Festa, que substituiu a Festa de Gala cancelada em janeiro, para a qual, aliás, fui voluntária, participei de ensaio e ganhei a bola de agradecimento/consolo da Fifa.
Acredito que a festa será um sucesso só espero que não fique muito lotada por que, particularmente, gosto de grandes eventos mas detesto se estão tão cheios que mal dá para se mexer ou andar, o que senti em alguns momentos da noite. Outra coisa é preparar o bolso: apesar da entrada ser gratuita, para ir ao banheiro são 0,50 centavos; para uma cerveja de 400 ml, 3,50, para um salsichão no pão, 2,50 euros. Já inflacionados se comparar com o Carnaval das Culturas que, há uma semana, tinha tudo pelo menos por 0,50 centavos mais barato.

-quase terminando de postar as fotos, novamente problemas. Se persistir, vou ter de pensar em outra forma...
olha a mensagem que fiquei lendo por horas...
Down for Maintenance
Blogger is temporarily unavailable due to an unexpected technical problem.
Our engineers are working hard to fix Blogger. We will be back up as soon as possible.

No comments: