Thursday, June 01, 2006

Encontro de "Sem Ingressos" em Colônia ainda sem definição


Foto /divulgação: Andrea já presenciou a alegria da torcida brasileira nas ruas de Colônia e quer repetir experiência durante o Mundial

Programação que deveria acontecer na Köln Arena foi cancelada e agora comunidade de brasileiros tenta 'dar um jeitinho' para assistir ao Mundial juntos

Por SANDRA MEZZALIRA GOMES

As datas nas quais a torcida brasileira deveria se encontrar dentro da Köln Arena chegaram até a serem anunciadas em abril mas agora, um mês depois, os planos de reunir a "Torcida dos Sem Ingressos" teve de ser alterado e o evento, cancelado. "Estou muito triste com toda burocracia para conseguir a festa na Köln Arena, sem falar com todo a problemática dos patrocinadores que a Fifa faz. Nem parece a Copa da Alemanha e sim a Copa da Fifa", lamenta Andrea Schilz, de 31 anos, em entrevista por telefone nesta quarta-feira. Ela está organizando, junto a outros conterrâneos, a recepção aos esperados 5 mil turistas do país tropical que devem se unir aos cerca de seis mil brasileiros que moram lá.
Andréa teria vivido, na Copa das Confederações, a festa nas ruas com a torcida e desde então montou comunidades no orkut dando dicas para quem está vindo para a Alemanha e tenta organizar o encontro da Torcida. "Ficou muito arriscado fazer no Köln Arena, os problemas com segurança para um aglomerado de 20 mil pessoas, com patrocínio, com burocracia. Teve um outro brasileiro que montou uma programação super legal e também teve de desistir por ter sido tudo meio desorganizado e complicado demais, muita coisa para confirmar da última hora, falta de informação. Muita gente aqui mesmo nem sabe que o Brasil vai ficar aqui pertinho, em Bergisch Gladbach. É uma pena."
Se para a brasileira de Manaus a Copa na Alemanha não está saindo exatamente como ela tinha planejado, Andrea promete que não vai desistir de mostrar o lado alegre do brasileiro em Colônia e torce para a torcida se comportar já que, do lado do anfitrião, só espera boa receptividade. "Eles tem muita simpatia pelos brasileiros por aqui, fico admirada com a quantidade de alemães que falam português. Ainda estamos nos organizando com restaurantes e mesmo na La Ola para sermos um ponto de referência aos brasileiros e juntarmos a torcida. Para se identificar, venha com as cores da bandeira", pede Andrea. E mesmo um pouco decepcionada, consegue olhar de forma otimista. "O Geraldo* compôs uma música especialmente para Copa, Brasil Corcovado, é tão linda, vale a pena ouvir", garante, acrescentando que festa brasileira, bem organizada ou não, está garantida. As comunidades no orkut com dicas e informações sobre a Torcida em Colônia estão em:

S.O.S Brasileiros na Alemanha
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4119659

Torcida Organizada em Colônia
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6672595

*músico que anima noites em restaurante brasileiro em Colônia

No comments: