Thursday, June 15, 2006

Conferindo Chico Buarque & cia em „pelada" na Mini-arena da Adidas



Foi duro acordar afinal, fiquei trabalhando até super tarde ontem. Mas consegui chegar a tempo na Mini Arena da Adidas nesta quarta-feira para conferir uma partida de futebol (uma "pelada", na verdade) com o Chico Buarque e seu grupo contra alemães, numa espécie de amistoso. Apesar das várias falhas da organização, foi muito legal poder viver mais essa....confira então fotos e o texto que foi para a Brazine on line (www.brazine.de) e mais fotos no http://www.flickr.com/photos/fernandalevy/















Por SANDRA MEZZALIRA GOMES

Depois do suado 1 a 0 da seleção brasileira ontem contra a Croácia, os privilegiados* que puderam acompanhar a „pelada amistosa" na Mini Arena da Adidas, hoje à tarde, conferiram que Chico Buarque entende também de futebol e mesmo sexagenário está em forma afinal, foi um show de gols inclusive do Chico com o placar final de 9 a 6, confuso e não muito bem divulgado (não interessa o número de gols, respondeu um rapaz da organização. Sorte que um colega conseguiu acompanhar todos os lances e passou para a imprensa). Enquanto jogavam, canções da música popular brasileira serviam de fundo para o amistoso, com as arquibancadas praticamente vazias.
Conseguir os nomes dos jogadores foi outro problema. O funcionário da assessoria de imprensa da Arena Adidas explicou que a organização foi da Haus der Kulturen der Welt (Casa das Culturas do Mundo). Em contato por telefone a assessoria da mesma, esta soube informar que o time alemão foi formado por jornalistas e funcionários da HKW. Já ao lado de Chico, no campo, estariam membros da sua equipe como seu gerente além do músico Carlinhos Vergueiro. A lista completa com os jogadores está sendo aguardada.
Antes da partida, que durou cerca de 60 minutos, Chico deu entrevista à uma emissora de televisão brasileira declarando estar feliz de poder participar da Copa das Culturas, principalmente pelo fato do Brasil estar divulgando suas produções artísticas, mostrando que é mais do que futebol. Revelou que tocará cinco canções do seu novo CD „Carioca", lançado recentemente no Brasil, que será interpretado ao vivo na Alemanha antes mesmo da platéia brasileira ter tido a chance de conferir o trabalho. Quanto à estréia da seleção, o cantor reclamou por não ter conseguido assistir muito bem ao jogo, mas deu um voto de confiança para Ronaldinho e Ronaldo. Garantiu que acompanhará o restante do 18 Torneiro Mundial de Futebol em locais sossegados. Para outro nome da MPB, Carlinhos Vergueiro, a seleção só tende a melhorar. Quanto ao seu desempenho em campo, brincou: „Foi minha primeira vitória em Berlim". Ao perguntarem se o público terá oportunidade de vê-lo no palco ao lado de Chico Buarque no concerto de sexta-feira, fez mistério. „Canja é canja, tem de ser surpresa."
Os ingressos para o show do Chico Buarque foram vendidos em questões de horas, antes mesmo da Copa da Cultura ter sido oficialmente aberta pelo Ministro da Cultura Gilberto Gil. Tanto que na coletiva de 24 de maio, o concerto foi citado como prova do sucesso do evento. Boatos dizem que brasileiros teriam vindo para Berlim especialmente para este show, já que Chico não se apresenta há anos. Agora, os rumores é de estar circulando um abaixo-assinado para que o cantor faça mais uma apresentação.
Mais informações na agenda da Brazine, www.hkw.de, www.brasilianische-botschaft.de.

*Era possível acompanhar a „pelada" pagando um euro de entrada na Mini Arena Adidas. O problema é que a divulgação meio em cima da hora deixou a própria imprensa confusa. E pela organização ter sido separada, quando se perguntava na Mini Arena quando seria o jogo, ninguém sabia informar.

e mais: Orquestra de Sopros de Pindoretama na Fan Meile de Hamburgo

A LINX* trouxe 29 músicos da Orquestra de Sopros Pindoretama para a Fan Meile da Copa em Hamburgo. Nesta quarta-feira, o grupo de crianças e adolescentes da região nordeste brasileira se apresentou para a platéia entre uma partida e outra de futebol.

„Uma orquestra infanto-juvenil do Nordeste brasileiro em turnê na Alemanha do Norte. Hoje, a Orquestra conta com 60 membros que se apresentam regularmente no Estado do Ceará. O repertório da Orquestra inclui diferentes ritmos da música brasileira – samba, lambada, bossa nova, chorinho - mas também os sons típicos do Nordeste como forró e frevo." Do site:
http://www.pindoretama.org/website.php
*Para quem lembra de quando Belchior esteve em Berlim, a Linx é da alemã Rosina, que acompanhou o trabalho do cantor naquela época e desenvolve atividades muito bacanas com a população da região de Fortaleza, incentivando a produção artística local. Para conhecer melhor os projetos, o contato é com Rosina Popp-Torres: linx@linxceara.com.br / www.linxceara.com.br

No comments: