Monday, June 19, 2006

Pagando caro por escolher lugar errado para assistir ao jogo





Mesmo chateado por achar que pagou caro e não valeu a pena, Ricardo se divertiu. E se a cerveja estava quente, pelo menos também "torcia para o Brasil"...


Telão não funcionou direito e irritou os presentes





















Para quem queria assistir ao jogo, foi surpreendido com música antes e depois da partida e teve de pagar cinco euros de entrada.











Além de custar agora 10 euros, a comida estava intragável. Tanto que meu prato ficou assim e, pedi desculpas mas disse à garçonete minha opinião, a mesma da minha amiga e do Ricardo.





Desde o início da Copa estou tentando acompanhar as partidas de locais diferentes até para poder relatar a atmosfera e testar as várias possibilidades que a capital alemã oferece. Como o jogo era Brasil e Austrália, fui para a Torstrasse, em Berlim Mitte, onde estão um bar, uma lanchonete e um restaurante-discoteca, que ganhou fama por ser frequentado pelo jogador Marcelinho Paraíba. Costumo brincar que a rua é nossa Little Brazil, como a de Nova York, já que são cerca de 10 estabelecimentos brasileiros por aqui e ela é a única rua que reúne três deles.
O „tour" começou então às 16:30, pelo bar. Vazio, com as portas ainda fechadas, só um papel em uma mesa na rua avisando que ela estava reservada para às 16:00 (como o dono também é brasileiro, provavelmente sabe que o horário não importa muito...), indicava que haveria algum movimento por ali. Na lanchonete, dois clientes e a garçonete sentados conversavam. Nem sinal de que, em um hora, a seleção entraria em campo para enfrentar a Austrália.
Daí, o restaurante, eleito para ser a base nos próximos noventa minutos. Marquei com uma amiga médica, mineira, e ela reservou uma mesa. A primeira surpresa foi na entrada. Queriam cobrar cinco euros. „Mas a gente só quer ver o jogo", argumentavam muitos ao saberem que tinham de pagar. A resposta era que teria também música ao vivo antes e depois da partida. Sentamos por volta das 17:05. Quando, às 17:40 a garçonete ainda não tinha anotado nosso pedido, decidi ir buscar a bebida no bar.
Era dia de buffet. Até onde lembrava, o mesmo custava cerca de 7 euros. Recordava ainda de ter comido lá um certo domingo e não gostado muito. Mas uma carne que parecia „bife à cavalo" me convenceu. O erro da noite. O arroz, unidos venceremos, a carne, era fígado (!), a feijoada com um sabor horrível, sem vinagrete e a laranja, seca. A coxinha estava „comível" e o resto desanimei de provar. Larguei o prato cheio e minha frustração aumentou quando o garçom veio pedindo 10 euros! Isso sem citar que a bebida é mais cara do que em outros estabelecimentos e a cerveja estava quente.
O pior no entanto, estava para vir durante o jogo. Os dois telões não funcionaram direito o tempo todo. Hora sumia o som, hora a imagem. A sorte foi que, munidos de apitos, a torcida avisava quando não conseguia mais assistir ao jogo e eles consertavam o problema, que se repetia minutos depois. Após a sexta ou sétima vez, teve quem ficou impaciente, reclamando e vaiando.
De Campinas, o bancário Ricardo Köhller também se unia aos coros dos insatisfeitos. „Foi a pior comida brasileira que já comi em Berlim e ainda pagar cinco euros de entrada para ver em um telão que não funciona. Não valeu a pena."
Pelo menos a seleção garantiu a vitória e a festa da torcida que lotou o local. Mesmo com a chefe garantindo que o problema não se repetirá na próxima partida, lá eu não volto nem para ver o jogo, nem pra comer, a não ser que troquem os telões e as cozinheiras.

PS. Triste foi saber no dia seguinte que em outros dois restaurantes brasileiro em Kreuzberg ou mesmo no que fica em Charlottenburg, os preços eram acessíveis, ninguém cobrou entrada e o telões funcionaram perfeitamente. Nem sempre se acerta.

1 comment:

Unknown said...

Bigadão, Sandra, cê me salvou de mais uma decepção. No domingo fui assistir o jogo contra Austrália no "Copacabana" - acesso gratuíto, sem obrigação de beber/comer, a cerveja custava 3 euros. Se a comida lá é melhor não sei dizer pois cheguei de barriga cheia. Ruim só: a tela bem dentro da sala q estava lotada (só podia assistir pela janela) e um vizinho chamou a polícia por causa "do barulho". Putz, e isso em plena copa no meio da cidade... Isso só na Alemanha... tsts... Depois, passando no HKW quase vazia cheguei na falada Torstraße, passando Jassas "Amazonas" fechadinha e o "Ipanema" mas eu já desisti quando vi o cara na "bilheteria" - que a comida não sai gostosa já ouvi falar antes, parece que tomou jeito do "Taba" depois de Jassa que havia no mesmo lugar antes do "Ipanema". Terminei a noite passando o BR 101 onde já outra vez comi e bebi bem mas ontem não tinha nem dez fregueses. Agora já vou pensar bem se ainda penso em ir lá...