Sunday, June 11, 2006

Cenas da Copa 1 e possibilidade de chamar atenção



No segundo dia da Copa do Mundo 200 neonazistas foram às ruas em Geselkirchen, uma das cidades-sede do Mundial e atrairam 3000 mil pessoas que aproveitaram a demonstração organizada pelos simpatizantes do NPD (Nationalsozialistische Partei Deutschland/Partido Nacional Socialista da Alemanha) para dizer ao mundo justamente o contrário: Fora nazistas.
Andando na linha U1 de metrô neste sábado observei que, em cima de um colante oficial da Fifa para a Copa do Mundo, colocaram outro com o emblema da Copa „triste" e mostrando um cartão vermelho. Era uma forma de chamar atenção da ProAsyl, uma entidade que defende o direito do estrangeiro de ficar por aqui, usando o slogan „Alemanha vai expulsar o campeão do mundo!"
Várias categorias profissionais ameaçaram utilizar o período do 18° Torneio Mundial de Futebol, para chamar a atenção fazendo greve. Desde os funcionários da Coca-cola até os dos aeroportos de Berlim (que geraram uma grande polêmica ao declarar que poderiam parar os trabalhos bem quando milhares de turistas estarão desembarcando por aqui), o tema tem ocupado as páginas da imprensa alemã desde o ano passado.
Criativos foram os médicos, que saíram as ruas em 28 cidades do solo germânico com uma paralisação no dia 3 de maio na qual o lema foi "Weltmeister - Medizin ohne Ärtze" (Campeão do mundo - Medicina sem médicos). Eles utilizaram a simbologia do gol sendo bloqueado pela burocracia. Os médicos tem protestado desde o ano passado contra várias reformas na legislação, os baixos-salários (pedem 30% de aumento), horas extras não remuneradas e melhores condições de trabalho.
O que vai acontecer durante a Copa agora realmente, ninguém sabe. Pelo menos nos aeroportos a situação parece ter sido resolvida. Em conversas informais as pessoas comentavam que seria "uma vergonha" para a Alemanha se as greves ocorrerem bem nesta época. Outras consideram "egoísta" por parte de uma categoria ameaçar estragar a festa mundial, citando ainda os prejuízos que isso traria para a imagem do país. Há ainda quem defenda o direito dos funcionários de aproveitarem uma boa oportunidade.



Puma colocou este bonde para circular por Berlim. Quem pega a carona provavelmente tem de preencher algum formulário, não quis arriscar (rs)




O carro é parte do programa de atendimento aos fãs e até o lixo eles pintaram com a palavra Tooor (Gooool), acredito que para incentivar que todos tentem acertar o alvo, deixando Berlim
limpa

1 comment:

Unknown said...

Detesto que só esse mais outros partidos desse canto (DVU, Republikaner) e quanto a mim poderiam ser proibidos. Só em anexo, o partido sé chama - por um lado é pura demagogia, por outro aquele termo que você usou é fora da lei - "Nationaldemokratisch". Mas claro: isso é só o saco, a farinha dentro continua podre do mesmo jeito...