Saturday, June 03, 2006

Brasil "rouba" a cena em teatros berlinenses



Por Sandra Mezzalira Gomes

Quem der sorte pode até encontrar os artistas brasileiros entre uma pausa e outra tomando um café (foto) ou circulando pelas ruas de Berlim mas o principal motivo da vinda deles fica claro: exibir as produções brasileiras ao público europeu. E hoje à noite uma das apresentações traz tema atualizado tratado com sensibilidade, afinal "Futebol" será exibido às 22 horas no Hau 2 pelo grupo "Frente 3 de fevereiro".
O lado violento e preconceituoso que o esporte também desperta é abordado pelos 10 artistas de diferente áreas (vídeo, artes plásticas, dança, música e teatro). "O campo é também um campo de guerra ideológico, econômico e cultural. Um retrato histórico e poético do futebol, da condição do ser negro no Brasil, longe das sempre reiteradas perspectivas e intrepretações lineares", prometem no programa. O próprio nome "3 de fevereiro" teria surgido por uma boa causa: foi o dia, há três anos, em que um homem negro foi assassinado sem motivos aparentes pela polícia nas ruas de São Paulo.
Mais informações sobre este e outros eventos nos sites www.hkw.de, www.brasilianische-botschaft.de, www.cultura.gov.br ou na agenda da Brazine www.brazine.de. Confira a programação para o fim de semana, do festival que segue até 7 de junho e faz parte da Copa das Culturas:

Sábado

19:30 horas Hau Eins Cavalo Marinho Revisitado (Coletivo Pernambuco, Recife)
20:00 horas Hau Drei O Assalto von Zé Vicente (Direção Marcelo Drummond)
22:00 horas Hau Zwei Futebol (Frente 3 de Fevereiro, São Paulo)
23:00 horas WAU L.I.C.K. MY FAVELA (Tetine, São Paulo/ Londres)

Domingo

20:00 horas Hau Drei O Assalto von Zé Vicente
21:30 horas Hau Zwei Futebol
(às 20:30 horas Michaela Schlagenwerth e Wagner Carvalho debatem com Frente 3 de Fevereiro no Hau Zwei)

Fotolegenda (SMG): Entre uma apresentação e outra, artistas brasileiros podem ser encontrados nas ruas de Berlim, como na sexta-feira à tarde no Café do Hau 2. Da esquerda para a direita: Fernanda Videgal (*), Júlio Dojcsar (Frente 3 de Fevereiro), Fernando Coster (Frente 3 de Fevereiro), Marcelo Castro, Samira Avila, Edimar Oliveira e Grace Passô* (*Por Elise, da Cia. Espanca!)

No comments: