Sunday, June 18, 2006

Brasil enfrenta Austrália às 18 horas / Imagem, música e futebol em Berlim Mitte 2

Às 18 horas deste domingo a seleção canarinho entra novamente em campo, desta vez em Munique, para enfrentar a Austrália. Mais do que conquistar os três pontos, a expectativa é que os craques brasileiros façam um show de bola como já ocorreu com a Argentina ou ontem, com Gana vencendo e se tornando a primeira seleção africana a ganhar neste 18 Torneio de Futebol. Afinal, entramos como favoritos no Mundial de 2006 e se hoje decepcionarmos novamente em campo, como foi no jogo da terça-feira contra a Croácia, acredito que muitos vão tirar a camisa verde-amarelo e trocar pela do Los Hermanos! Vamos lá Brasil!
Imagem Música e Futebol em Berlim Mitte 2




(1) São 20 mil lâminas formando a cortina para um „quarto" no qual está uma „cama em acrílico" criado por Nazareth








(2) Da esquerda para a direita, os artistas Speto, João Modé, Isabelle Borges e Jarbas Lopes



















(3) Guto Lacaz com seu campo de futebol embalado pelo som „Prá frente Brasil"







(4, 5 e 6) Na entrada do pátio em frente a Igreja, as pinturas de Speto e a „teia" de João Modé (2), que vai sendo formada por fios que o público também amarra
























Interligar o futebol e a música para mostrar que os mesmos são os principais discursos culturais da sociedade brasileira por meio de imagens, instalações, pinturas e outras expressões artísticas. Esta foi a idéia para montar a mostra A Imagem do Som - Futebol, criada pelo curador e designer Felipe Taborda, aberta ao público desde a última sexta-feira dia 16, mais um evento da programação da Copa da Cultura. A pretensão é ainda homenagear grandes compositores por meio da interpretação dos artistas visuais*. Cada obra tem um LP indicando o nome do artista, do material utilizado e sua música predileta, associando então imagem, som e futebol.

Desta vez, são 30 artistas brasileiros, alguns residentes e com nome consolidado na Alemanha, outros em início de carreira, todos exibindo na St. Elisabeth Kirche (Igreja Elisabeth), em Berlim-Mitte. E os trabalhos são os mais variados e criativos possíveis:

Na entrada do pátio em frente a Igreja encontra-se João Modé em atividade nesta sexta-feira. O artista utiliza fios para desenvolver uma „teia" junto ao público, que encontra uma caixa com novelos coloridos e tesouras à disposição de quem quiser colaborar com a obra. „É um pouco esta idéia da internet, as pessoas vão emendando os fios e formando a rede", explica João, enquanto adiciona mais alguns. A música escolhida foi Goleiro (Eu Vou lhe Avisar - Jorge Benjor).

Na fachada, Speto expôs três pinturas associando futebol e religião. Ele afirma já ter sentido o interesse do público durante os quase três dias em que preparou o trabalho. „As pessoas paravam para olhar, perguntavam. Acredito que a exposição vai ser bem visitada. A Copa da Cultura é uma oportunidade única para divulgarmos nosso trabalho, é muito bom tudo isso que está acontecendo".

Nazareth Pacheco utilizou 20 mil lâminas para formar a cortina para um „quarto" no qual está uma „cama em acrílico". A artista explica que o espaço seduz e agride já que não se pode entrar ou sair do quarto sem passar pelas lâminas. „Mas quando esta dentro se está protegido", explica Nazareth, que há cerca de cinco anos começou a mexer com agulhas, giletes e lâminas fazendo-as virar arte. „Desde criança passei por várias cirurgias, tenho esta identidade. Há também o lado feminino, a fragilidade do corpo", explica Nazareth, acrescentando ainda que este foi o seu maior trabalho.

Para oficializar a abertura, o coordenador da Haus der Kulturen der Welt (HKW) M. Bernd Scherer disse ser um prazer ver a HKW transformada em centro cultural brasileiro, agradeceu e destacou os envolvidos com o projeto que tornaram possível mais um dos mais de 200 projetos da Copa da Cultura.

O horário de funcionamento terça-feira, quarta-feira e sexta-feira, 15 às 19 horas. Às quintas-feiras, das 15 às 21 horas e no fim-de-semana, das 12 às 19 horas. Mais informações pelo telefone (030) 4404 3644.

*Felipe Taborda explica na introdução da Brochura da exposição que há oito anos atua com o projeto „A Imagem do Som", dividindo a mostra em dez edições. Em Berlim, é a sétima etapa da atividade que já homenageou Chico Buarque, Gilberto Gil, Antonio Carlos Jobim, Dorival Caymmi e o Rock-Pop Brasileiro. Agora é a vez da Música Popular Brasileira (MPB) com nomes como Milton Nascimento, João Bosco, Jorge Benjor, Ivan Lins, Edu Lobo e outros.

Obs: Arnaldo Antunes, Gringo Cardia, Guto Lacaz, Jair de Souza e Luiz Stein participaram de todas as edições do projeto Imagem do Som. Alex Flemmimg, Cristina Canale, José de Quadros e Luzia Simons são artistas brasileiros que moram na Alemanha. A versão para a Copa da Cultura foi sugestão do coordenador Sérgio Sá Leitão e teve ainda entre outros apoios o de Erlon Paschoal, gerente da Copa da Cultura, da Embaixada Brasileira em Berlim, da Casa das Culturas do Mundo.

1 comment:

Anonymous said...

ich mag deine sachen die du hier machst sehr gerne. Simon