Saturday, June 17, 2006

Exposição associa música, imagem e futebol

















Aqui Regina Silveira retratou o "Balé de Berlim", única canção que Gilberto Gil compôs desde que assumiu o Ministério da Cultura.


A Elisabeth Kirche (Igreja Elisabeth), próximo à Rosenthaler Platz em Berlim-Mitte, foi "invadida" pelo trabalho de 30 artistas brasileiros até na sua fachada...












Cada trabalho tem um LP indicando o nome do artista, do material utilizado para a obra e sua música predileta, afinal, a idéia é associar imagem, som e futebol.

A Rosa Magalhães, responsável pela obra acima, escolheu "Na Cadência do Samba" (Que bonito é...) para intitular e associar com a bola que parece ter "sugado" o gramado...

Já Luzia Simons, nome respeitado e conhecido na Alemanha, enfeitou o altar com uma bela flor que ganhou o título de "Voa canarinho".

As havaianas dominando o campo (abaixo) foi idéia do Jair de Souza, embalado pela "A taça do mundo é nossa"...


Para Nazareth Pacheco, que acompanha sim as partidas mas expôs seu trabalho sem modificá-lo por causa da Copa (abaixo a direita), a música escolhida foi "Filho Maravilha".

São 20 mil lâminas e Nazareth conta que se cortou e precisou da ajuda de 5 pessoas para arrumá-las para a exposição (mais seis meses foram precisos só fazendo os "fios"), pequenos ferimentos que, no entanto, valeram a pena pelo resultado, afinal, foi o recorde em material até agora e a instalação realmente chama a atenção, mesmo sem estar relacionada com o futebol.


Nem precisa falar que, uma vez Flamengo, "Flamengo até morrer". Luiz Stein escolheu este tema para homenagear um dos mais queridos times cariocas












Speto relata: foram quase três dias para enfeitar a fachada da Igreja. Diz que, por ser religioso e pelo local da exposição, o resultado foi esse, a relação do esporte com a crença. "Até para pedir uma cerveja, queremos ela religiosamente gelada. Nossa ligação está em todos os sentidos"



Entre os 30 artistas estão Alex Flemming, Arnaldo Antunes, Cristina Canale, Diana Domingues, Felipe Barbosa, João Modé, Jarbas Lopes, Guto Lacaz, Gringo Cardia, Laura Vinci, Lia Menna Barreto, Luiz Braga, Mauro Funke, Rosa Magalhães, Rosana Palazyan e outros.
O curador é Felipe Taborda.






Confesso que não pensei que seria tão legar ir cobrir a abertura da "A imagem do Som - Futebol". Foi excelente, pena que caiu um toró no final e eu, que queria ir direto para a Casa das Culturas para o show do Chico Buarque, tive de voltar para casa e me trocar.
Sorte que deu tempo para tudo. Aqui vocês conferem algumas fotos com legendas dos eventos.

Textos mais detalhados estarei preparando para estarem na Brazine (www.brazine.de) e em outro projeto com um pessoal de São Paulo, um blog comunitário, o Mestres da Copa (http://mestresdacopa.zip.net/) ainda neste sábado (aqui já são 4:00, só Deus sabe o quanto vou aguentar em pé ainda. Se não der para postar tudo agora, amanhã continua...).

Para quem está em Berlim, a dica é ir conferir esta mostra que reúne 30 trabalhos de trinta artistas, alguns moram há anos na Alemanha, outros são brasileiros iniciando carreira, gratuita e em uma igreja muito bonita.

Alguns serviços já estão na minha coluna da Brazine de sexta-feira, 16 de junho.

Ah, hoje, sábado, às 14 horas, os artistas prometem estarem lá para conversarem com imprensa e, acredito, também com o público.

Que as fotos "abram" ainda mais o "apetite"...

O show do Chico, é claro, vocês também vão conferir neste espaço. Ainda hoje...

No comments: